vitaminas-cachorro-destaque

Ultimamente estamos muito interessados em conversar sobre saúde e bem estar por aqui no blog do Bicho Maníaco.

Fazer o que se tudo o que mais queremos é ver nossos doguinhos felizes e saudáveis, né? hahaha!

Dessa vez, resolvemos falar de um assunto que provavelmente você nem sabia que era importante para a saúde do seu doguinho: as vitaminas para cachorro.

Elas são a mesma coisa que as vitaminas usadas pelos humanos: são micronutrientes que vão garantir a qualidade de vida no cotidiano do pet.

Elas são responsáveis por garantir o funcionamento correto do processo digestivo, além do crescimento e desenvolvimento do cachorro.

Claro que é fundamental garantir que o cachorro esteja seguindo uma dieta balanceada e rica em nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo.

O problema é que às vezes o doguinho não é muito animado para comer e acaba ficando com alguma deficiência de nutrientes.

Em alguns casos, o fator idade também pode ser o motivo pelo qual o dog precisa usar vitaminas como um complemento.

Independente disso, mesmo para aqueles que comem certinho, as vitaminas podem ser ótimas parceiras que vão aumentar a qualidade de vida do seu pet.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o assunto, resolvemos escrever esse artigo cheinho de informações sobre as vitaminas para cachorro!

Porque as vitaminas para cachorro são necessárias?

A deficiência de vitaminas prejudicam o funcionamento do organismo do cachorro e, por isso, são essenciais para manter a saúde do animal.

A falta de vitaminas pode fazer, inclusive, com que o animal sofra com doenças graves e que vão ter consequências duradouras.

Como falamos no início do artigo, uma alimentação balanceada é essencial para manter o bem estar do cachorro.

Mas, garantir que o dog está consumindo a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gorduras não é uma tarefa fácil.

É aí que as vitaminas para cachorro entram.

Elas vão servir como aliadas da alimentação e vão suprir a falta dos nutrientes que não estão sendo ofertados pela comida.

Mesmo quando o animal se alimenta de comida de verdade e não rações industrializadas, essa deficiência pode ocorrer.

vitaminas-cachorro-2

Fonte: Pexels

Quais as consequências da falta de vitaminas no cachorro?

Como as vitaminas são necessárias para o funcionamento correto do organismo, a falta delas pode acarretar em consequências graves para a saúde do animal.

As primeiras indicações de que o cachorro está com deficiência de vitamina são as alterações na pele e nas mucosas.

As vitaminas que geralmente são as responsáveis por problemas de saúde são a falta ou excesso de vitamina A e a deficiência de vitamina D.

Mas existem diversas vitaminas que, quando em falta ou excesso, podem causar diversas doenças.

As principais doenças causadas pela deficiência de vitaminas são:

• Artrite: A artrite é uma inflamação nas articulações do corpo e é mais comum em cachorros idosos. Os principais sintomas são dor, dificuldade de se locomover e inchaço.

 Perda de pelo: Se quando nós, humanos, estamos com deficiência de vitaminas temos queda de cabelo, não seria diferente com os doguinhos.

Problemas do sistema imunológico: como as vitaminas funcionam como uma fortaleza para o sistema imunológico, a deficiência desses micronutrientes acarretam no enfraquecimento das defesas do organismo do animal.

Pouca energia: como as vitaminas contribuem para o bom funcionamento do organismo, a deficiência delas pode levar à pouca disposição e fadiga.

Problemas digestivos: para que o processo digestivo aconteça de forma adequada é necessário que o animal esteja absorvendo a quantidade necessária.

Doenças bucais: doenças como mau hálito, gengiva avermelhada e perda dos dentes são alguns dos principais problemas bucais que acometem os doguinhos.

Abatimento físico: um organismo que não recebe os nutrientes necessários não funciona bem e, como consequência, o dog fica sem energias e se sentindo abatido.

vitaminas-cachorro-1

Principais vitaminas para cachorro

Agora que você já está por dentro das consequências da deficiência de vitaminas no organismo, vamos te falar quais as principais vitaminas para cachorro.

Antes de mais nada, queremos te lembrar o quão importante é levar o doguinho no veterinário antes de fazer qualquer mudança na rotina dele que possa afetar sua saúde.

Inclusive porque o excesso, assim como a falta das vitaminas para cachorro, podem causar problemas como excesso de cálcio, perda de apetite, desidratação e dano nos vasos sanguíneos.

Então, consulte um veterinário sempre!

Agora vamos a listinha que falamos um pouco sobre as principais vitaminas para cachorro:

Cálcio: o cálcio é importante para o desenvolvimento do cachorro. Ele vai auxiliar na formação óssea, na coagulação do sangue, na ação muscular e na transmissão dos impulsos nervosos.

Vitaminas B1, B2, B3, B4, B5, B6 e B12: essas vitaminas auxiliam o sistema imunológico, o sistema nervoso, melhoram a visão, o metabolismo de proteínas e gorduras, além de protegerem o fígado e os tecidos.

Vitaminas A e E: assim como a vitamina B, a A e E vão cooperar para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de prevenir doenças como o câncer, infecções e alergias. Essas vitaminas podem ser encontradas em carnes, peixes, derivados de leite e frutas.

• Vitamina D: a vitamina D atua em conjunto com o cálcio na formação óssea, coagulação do sangue, ação muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Óleos graxos saudáveis: esses óleos vão oferecer mais energia ao doguinho, além de serem importantíssimas para a saúde dos tecidos. O legal é que eles são encontrados em peixes, ou seja, é uma fonte natural e saudável de fornecimento desses óleos graxos.

Biotina: a biotina é importantíssima para a saúde da pele do cachorro e consequentemente para os pelos.

Vitamina K: Essa vitamina é muito importante para a coagulação sanguínea e pode ser encontrada em algumas frutas, além de cenoura, abóbora, salsa e folhas de nabo.

É importante ressaltar que em caso de falta de vitamina, não é só fazer a suplementação e pronto, tudo resolvido.

O primeiro passo para tratar o problema é mudar a alimentação do cachorro, para promover a suplementação da forma mais natural possível.

Após feito isso, se necessário, será feito o uso das vitaminas.

E então, agora deu para entender um pouco mais a importância das vitaminas para cachorro?