Rough Collie Destaque

Fonte: Pixabay.com

Brincalhão, divertido, amigo e muito amável. Estas são as principais características do cãozinho de raça Rough Collie, também conhecido como Collie de Pelo Longo. A raça, oriunda da Escócia, é uma das mais desejadas por quem deseja adotar um dog, devido à sua inteligência e carisma com as crianças. Ele também é bastante ativo e tranquilo em suas relações, além de protetor e gentil com a sua família. Sua popularidade se deve ao famoso cão Lassie, pois foi com esse nome que estrelou em vários filmes e séries de TV.

Ficha técnica:

• Peso: 18 kg a 29 kg
• Altura: 51 cm a 61 cm
• Grupo AKC: Herding Group
• Grupo CBKC: Grupo 1 (Cães Pastores e Boiadeiros )
• Outros nomes: Collie de Pelo Longo e Pastor da Escócia
• Expectativa de vida: de 14 a 16 anos
• Origem: Escócia – Reino Unido
• Preço estimado: R$ 1.500 a R$ 3.000

Histórico do Rough Collie

Os Collies são descendentes de diversos cães pastores cuja origem é a Escócia e País de Gales. A raça também é descendente de cães Collies guardiões de rebanho. Por conta dessa função, esses pastores eram capazes de levar o gado para pastar logo quando surgiram.  

Houve também cruzamento com cães das raças Setter e Borzoi, e por isso contribuiu para fazer com que as pernas e os focinhos fossem ainda mais longos, fato que proporcionou à raça uma silhueta mais magra.

Foi a partir de 1860 que o Collie começou a participar de concursos voltados para a beleza e, em 1870, a raça se dividiu entre Collie de Pelo Curto e Collie de Pelo Longo. Hoje, existem as duas versões dessa raça, já que alguns desses animais nascem com diferentes tamanhos de pelagem.

A variação escocesa, de modo geral, era um cão grande, forte, agressivo e organizado no pastoreio. Enquanto isso, a variação galesa era ágil, domesticável e amigável e possuia o bônus de também ter habilidade para pastorear, logo, a “mistura” deu certo na origem do cachorrinho de raça Rough Collie.

Características físicas do Rough Collie

RoughE como estamos falando do Rough Collie (o Collie de Pelo Longo), vamos falar um pouco sobre as suas principais características. Este cãozinho é um dos mais procurados por pessoas que desejam adotar um bichinho, e isso se deve a diversos pontos, inclusive estéticos, que fazem todos se apaixonarem por ele.

Sua estrutura corporal é bastante harmoniosa e possui partes que se interligam de forma proporcional, dando ao cão um charme e beleza únicos. Sua cabeça é um pouco triangular e seu focinho é longo. Já os olhos são amendoados e suas orelhas pequenas e com pontas curvadas para frente.

O pescoço é longo e a pelagem segue a mesma linha, não é à toa que ele tem o nome de Collie de Pelo Longo. Ela também é abundante e bastante macia, fato que faz o cachorrinho ser reconhecido de longe pela sua fofura. Ele pode surgir de diferentes cores: sable e branco, apenas branco, tricolor, azul merle ou, até mesmo, a mistura de dois ou três cores.

Não são cachorros que possuem rugas na cabeça, fato que o faz parecer sempre jovem. Inclusive, a sua disposição e agilidade contribuem bastante para uma vida saudável e equilibrada fisicamente.

Rough Collie

Fonte: Pixabay.com

Comportamento do Rough Collie

Em relação ao comportamento, o Rough Collie é bastante ativo e vivo, além de ser um ótimo cão farejador e bastante atento em tudo o que faz. Na maior parte do tempo, o pet é sensível e equilibrado emocionalmente, e isso faz com que seus donos não tenham muito trabalho nos cuidados. Ele é uma ótima opção de cão de companhia.

Em alguns momentos, o bicho é tímido e, em muitos momentos, fica em algum cantinho, quando não conhecem pessoas que estão ao seu redor. Ele também é um pouco ansioso, principalmente quando não consegue o que quer, e no momento que deseja. Inclusive, sobre isso, quando seus donos não fazem o que ele pede, é muito provável que ele faça um leve escândalo com altos latidos para chamar atenção.

Apesar disso, você quase nunca perceberá sinais de agressividade, nem com os donos e nem com visitas. Depois que a timidez passa, ele se torna brincalhão, além de se apaixonar facilmente por crianças, de preferência as maiores, pois não costumam brincar com “agressividade”.

De maneira geral, este é um cão educado e independente. Em alguns casos, ele exige atenção de seus donos, mas isso só acontece se ele não receber o mínimo de atenção por um longo tempo. Normalmente este não é o caso das pessoas que têm um animal de estimação em casa.

Alimentação do Rough Collie

Os cães dessa raça não possuem muitas exigências alimentares. Apesar da sua agilidade e frequência no gasto de energia, não necessitam de complementos para manter sua saúde equilibrada ou, até mesmo, a estética do pelo ou da pele. Esse bichinho é bastante resistente e não apresenta problemas no que diz respeito a se alimentar bem.

Apesar de não haver limitações quanto à alimentação do Rough Collie, é importante manter os cuidados básicos e o monitoramento no que o animal anda comendo, além da quantidade. Por ter um gasto calórico considerado razoável, é normal que ele queira comer mais do que o recomendado.

Normalmente, as próprias embalagens das rações recomendam a quantidade ideal que deve ser oferecida ao cachorro, mas é fundamental que o dono o leve para uma análise com um veterinário especialista em alimentação canina.

É válido também lembrar que não há especificações para a raça, como muitas pessoas pensam. Existem, sim, diversas recomendações para o padrão da raça, mas não esqueça que cada animal possui características e reações próprias e, por isso, devem ser avaliados individualmente.

Cuidados Especiais com o Rough Collie

O Rough Collie, apesar de ser um cão de médio porte, é forte e resistente e, por isso, não exige tantos cuidados especiais como outros cãezinhos precisam por ser mais frágeis. Apesar disso, é importante ficar atento aos cuidados mínimos que todo dog precisa e merece ter. Em relação à raça em questão, vamos citar os pontos mais importantes que não podem ser deixados de lado.

Pelos

Por ter pelos longos e lisos, é muito comum que o cão pegue pulgas com facilidade. Além disso, durante suas atividades diárias, a pelagem pode ficar cheia de nós, então a principal dica nesse ponto é pentear com frequência, pelo menos duas vezes por semana, para que o pelo do animal não seja comprometido e consiga fazer bem a função dele, a de proteção da pele.

Atividades físicas

O Rough Collie não tem muita necessidade de atividades físicas, se comparado a outras raças aventureiras e agitadas, mas é necessário manter a atenção quanto a isso. A raça gosta bastante de brincar e fazer caminhadas diariamente, então é importante aproveitar esse gosto para estimular o animal a manter sua saúde física em dia. Para isso, é importante que o cachorro viva em locais abertos ou pelo menos, que ele tenha chance de respirar um ar ouro por pelo menos uma hora ao dia.

Higiene

A maior preocupação em relação à higiene é o banho, já que o dog tem uma pelagem muito longa e, quando está brincando com seus donos ou outros animais em algum local externo, acaba se sujando, pois a poeira da rua acaba ficando presa aos pelos. Portanto, é recomendado que o banho seja dado pelo menos uma vez a cada 10 dias. Caso não dê para manter esta frequência, recomenda-se a limpeza diária com lenço umedecido, para que sujeiras maiores sejam eliminadas e, com isso, o bicho fique livre de doenças causadas por fungos ou bactérias. Já a escovação dos dentes deve ser feita uma vez por semana, enquanto as unhas devem ser aparadas uma vez ao mês.

Rough Collie brincando

Fonte: Pixabay.com

Curiosidades do Rough Collie

O cachorro dessa raça é bastante tranquilo e calmo, como já vimos no início deste artigo. Apesar de características bem particulares, o Rough Collie possui algumas características interessantes.

1) O Rough Collie é um cão de porte médio muito usado em exposições de animais;

2) Este é um dos cachorros que mais chama atenção pela pelagem no mundo todo;

3) Não são mais cães de pastoreio, embora seja essa a sua origem;

4) Sua popularidade se deve ao famoso cão Lassie, pois foi com esse nome que estrelou em vários filmes e séries de  TV.

Reprodução e filhotes

O processo de reprodução desse cachorro merece atenção, desde o seu início ao nascimento e cuidados com o filhote. A primeira recomendação sobre isso, é manter atenção à fêmea durante todo o processo, pois neste período elas se sentem mais dependentes, inclusive emocionalmente.

Dar atenção e carinho é fundamental para que ela se sinta acolhida e protegida. Levá-la a um veterinário também é muito importante para que você tenha certeza de que está fazendo os procedimentos de cuidados da forma correta.

Antes disso, é primordial monitorar com qual cão o seu bicho irá cruzar. Muitas pessoas acabam incentivando o cruzamento com qualquer outro cão, mas não é bem assim que deve funcionar. Caso o outro cãozinho não tenha uma saúde muito boa, ele não é uma boa opção para cruzar com o seu, pois pode acabar trazendo problemas de saúde para o dog saudável.

Procure saber o histórico de saúde, família, alimentação e todas as informações que julgar importantes. Dessa forma, você garante um cruzamento saudável e, consequentemente, filhotes saudáveis.

Por que ter um Rough Collie

O Rough Collie é um pet facilmente domesticável e lindo, por isso é tão desejado por milhares de pessoas no mundo todo que adoram animais. Ele é uma boa opção para quem deseja ter um cachorrinho amável e que chame atenção das pessoas na rua pela linda aparência.

Na verdade, se você está em busca de um cachorro para estar ao seu lado o tempo todo, o Rough Collie é uma opção muito boa. Estes cãezinhos são ótimos para interagir com você e brincar com os seus filhos, caso você tenha.

De maneira geral, o Rough Collie é um animal bastante carinhoso e tranquilo. Ele é apegado ao dono e muito protetor em relação à sua família. Se você gosta e tem tempo para ajudá-lo a socializar desde novinho, é provável que não tenha problemas de educação depois que estiver grande.

Por que não ter um Rough Collie

Se você é uma pessoa que não costuma ter muito tempo para dedicar a um bicho de estimação, talvez esta não seja a melhor raça para criar. Apesar de ser um cão independente, ele precisa de pessoas carinhosas e que possam supri-lo da carência e dependência emocional.

E se você mora em lugares pequenos, como apartamentos ou casas muito apertadas, infelizmente este cãozinho ficará muito triste, por se sentir preso entre quatro paredes. O mais interessante é que tenha pelo menos uma varanda grande para que ele possa se movimentar quando precisar gastar energia.

Preço, como e onde comprar

Uma das formas de se conseguir um Rough Collie, é entrando em contato e visitando lugares especializados para vendas de cães. Essa técnica é importante para que você tenha a certeza de que o cachorro vai chegar até você sem grandes complicações ou dificuldades que podem surgir devido a más cuidados.

O valor desse cãozinho pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.000, e esse valor pode ser diferente porque depende de como a raça estava sendo tratada. Para ter certeza de que está levando um animalzinho saudável para casa, busque o máximo de informações sobre o histórico dele.