destaque-passear-com-cachorro

Quando se fala em passear com cachorro, muita gente tem inúmeras dúvidas, afinal, são vários passos que devem ser tomados antes do passeio propriamente dito. Isso porque, assim como os seres humanos, os cachorros também precisam de muitos cuidados e proteção. Nada de sair por aí de qualquer jeito, sem se importar com o bem-estar do doguinho, hein? Continue lendo para aprender qual é a melhor maneira de passear com cachorro.

Por que é tão importante passear com cachorro?

Antes de tudo, é preciso entender a importância de levar o seu pet para passear. Pare para pensar em como nós ficamos agoniados e estressados quando estamos em algum lugar e não temos a liberdade para sair quando desejamos. Agora imagine um dog se sentindo assim, sem poder falar com todas as palavras “eu quero e preciso sair daqui para relaxar um pouco”.

Passear com cachorro é um exercício físico e mental muito importante, principalmente porque contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades que ajudam no relacionamento entre o cachorro e o tutor. Você já percebeu que um cachorro preso dentro de casa não faz bem para ninguém? Pois é…

Como o cãozinho faz parte da sua família, é necessário que haja, entre vocês, o companheirismo, uma boa relação e, é claro, passeios! Haha!

Quais são os benefícios de passear com cachorro?

Agora vamos falar sobre as vantagens de passear com cachorro. Como citamos mais acima, o dog tem a necessidade primária de se movimentar constantemente. Isso acontece porque o seu corpo precisa liberar todas as emoções que ele sente.

O primeiro benefício de levar o cão para passear é que a atividade acalma o cachorro. Se o seu pet não para de comer tudo o que vê pela frente e não para quieto dentro de casa, temos a solução: muito provavelmente, ele está ansioso – e a melhor maneira de tranquilizar a situação é levando-o para passear. Uma corrida básica ou passeio curto ajuda o controlar o cachorro, reduzindo a agressividade, ansiedade e níveis de tédio que sempre aparecem para agitá-lo.

Passear com cachorro também o ajuda a socializar. Quando começa a andar pela vizinhança, o dog começa a aprender dois princípios básicos e essenciais para a vida em sociedade: amizade e paciência. É papel do dono ensiná-lo a se controlar e a praticar a paciência quando estiver caminhando pela rua. Ensinar a respeitar o espaço do outro faz uma grande mudança na personalidade do cachorro, que aprende que os limites devem ser definidos e respeitados. Além do mais, o campo das amizades tende a aumentar, tanto para o cachorro quanto para o dono. É um verdadeiro presente para ambos!

Por último, mas não menos importante, passear com cachorro promove a saúde. Se nós, quando praticamos exercícios físicos, nos sentimos bem melhor, imagine para o cãozinho! É importante é levá-lo para passear, pois o exercício físico emagrece, estabiliza o sono e promove a saúde muscular do cachorro. Mas não é apenas isso! O passeio também melhora uma série de aspectos químico-hormonais no organismo do dog, como a regulação do intestino e uma estrutura corporal mais resistente.

passear-com-cachorro-2_Easy-Resize.com

Ok, e como faço para passear com cachorro?

Agora que todos os benefícios foram citados, chegou a hora da verdade: é hora de passear com o seu cachorro! Nós falamos no início do artigo que existem alguns passos que devem ser tomados antes do passeio propriamente dito. Preste atenção para as nossas próximas dicas:

• Ao arrumar o seu cachorro para passear, utilize uma coleira corretamente ajustada para ter certeza de que ele estará seguro.

• Se prepare física e mentalmente! Certifique-se de que, tanto o cachorro quanto você, estão realmente prontos para sair e se divertir. É que alguns cachorros podem acabar puxando muito o guia durante o passeio, mas isso se resolve conforme outras saídas vão acontecendo.

• Verifique que o dia não está muito quente para passear com cachorro. O chão não pode estar, de maneira alguma, com a temperatura muito alta, pois isso pode causar queimaduras nas patas do dog. Para medir essa temperatura, é bem fácil. Basta tocar o chão com a sua mão ou o seu pé. Se estiver muito quente para você, com certeza também está para o cachorro. Mesmo que a temperatura esteja boa, caminhe pela sombra.

• Leve água e ração (caso o passeio seja mais longo) para saciar e agradar o seu cãozinho. Um outro benefício de passear com cachorro é que fortalece a autoestima dele. Ou seja, incentive-o com pequenos petiscos e faça com que ele se sinta confortável para repetir os bons comportamentos demonstrados durante o passeio.

• Se for possível, tente se exercitar com ele! Dessa forma, os dois irão encontrar incentivo um no outro para manter um estilo de vida alegre e saudável, o que aumenta mais ainda os níveis de amizade e amor.

• Organize uma rotina de exercícios para que ele não sinta muito cansaço!

O tempo e a maneira ideal de realizar o passeio depende muito de cada raça e personalidade. Para saber como cada raça reage em relação às atividades físicas e aos passeios, acesse o nosso Guia de Raças.

E se eu não tiver tempo para passear com o cachorro?

Essa é uma pergunta bastante comum, afinal, no mundo em que vivemos hoje, estamos cada vez mais ocupados. Mas isso não é motivo para desistir de ter um cachorro ou levá-lo para passear! A solução mais utilizada pelas outras pessoas que também não têm tempo é contratar um dog walker de confiança.

E o que seria dog walker? Bem, como o nome em inglês diz, são especialistas em passear com cachorros. Esse é um serviço muito conhecido nos Estados Unidos que vem crescendo muito no Brasil.

Os profissionais podem ser contratados com planos mensais ou até mesmo anuais, e a melhor parte é que a duração dos passeios pode ser ajustada de acordo com a necessidade do cachorro. Se você está preocupado por não conhecer nenhum dog walker, existem também a opção de combinar com alguém que goste de doguinhos e tenha tempo para passear com eles, como algum morador do seu prédio ou vizinho!