Cachorros atentos

Você sabe quais os nomes de cachorro ideal para seu novo amigo canino?

Uma dúvida frequente de quem acabou de ganhar ou comprar um novo cão, é qual nome dar ao pet. Muitos querem inovar criando algo bem diferente, outros preferem colocar um nome de um animalzinho conhecido de infância ou até mesmo homenagear um personagem (ou personalidade) querido de uma série de televisão.

Nós sabemos que independente do nome dado, o mais importante é cuidar bem do seu novo animal. No entanto, o nome de cachorro escolhido pode influenciar na velocidade de aprendizado dele, que pode não compreender ao chamado ou demorar a assimilar novos comandos.

Uma alternativa é dar nomes humanos ao seu amigo canino, porém, esse ponto pode ser polêmico. Para alguns, nomes de pessoas não podem ser dados a animais. Já foi até protocolado no Congresso Nacional um projeto de lei (PL 4197/2004) que visa proibir a prática. Mas será que tem algum problema?

Além de outras curiosidades, caso ainda precise de inspiração, iremos disponibilizar algumas listas de nomes de cachorro para o seu novo companheiro, que vão desde os mais comuns, até os cães famosos e os de celebridades do Brasil e do Mundo.

Como escolher nomes de cachorro

Não é uma tarefa fácil escolher o nome do seu cachorro, seja ele ainda um filhote ou um cão que você encontrou e decidiu adotar. Antes de mais nada, é importante destacar que o nome dado não será entendido pelo animal como imaginamos, pois não há apelo emocional entre o bicho e o que você decidiu chamá-lo.

O nome serve apenas como um comando, uma forma em que o cão consegue associar a um chamado dos donos, seja para dar atenção, carinho, diversão ou alimentação. E, detalhe, o tom de voz empregado também é importante para a compreensão do animal, afinal, é comum o cão se esconder ao ser chamado com um tom mais ríspido, correto?

Não existe uma fórmula mágica e ideal para chamar o seu companheiro canino, mas há critérios que podem ajudar você nessa escolha. Os cães, da mesma forma que os humanos, possuem personalidades distintas e podem se adequar, ou não, à forma de chamá-lo. Uma coisa é certa, antes de ensinar comandos novos, é interessante que o tutor tente fazer com que o animal atenda primeiro ao seu nome, isso facilitará as etapas seguintes.

Critérios para escolher nomes de cachorro

Nomes mais curtos

Prefira nomes curtos, principalmente com duas sílabas. Nomes longos podem dificultar a compreensão, retardando o aprendizado. Caso o nome seja muito complexo, o cão pode não atender ou ficar confuso. Também é interessante ter cuidado com palavras que rimam, caso os comandos forem sonoramente parecidos.

Atenção à personalidade e ao físico

Animais também têm características próprias e seu nome pode surgir daí. Quando filhotes, isso pode ser um pouco difícil de perceber no início, porém, basta algumas horas cuidando do seu novo bichinho, que você irá entender o jeito de agir dele. Seu tamanho, peso ou outra característica física peculiar pode ser uma boa forma de achar o melhor nome. Portanto, fique atento à personalidade dele!

Cuidado com nomes ofensivos

Pode parecer um pouco engraçado de início, mas você pode não gostar se seu animal servir como piada para terceiros, mesmo que essa não seja sua intenção. Além disso, seu cão pode não compreender o que você fala, mas pode perceber caso esteja sendo alvo de xingamentos.

O mais importante, um nome que ambos gostem

Não basta colocar um nome que você gosta ao nomear seu novo amigo. Antes disso, comece a observá-lo, principalmente a reação dele ao modo que você o chama. Fazer o animal gostar do comando é a melhor forma de iniciar possíveis treinamentos e aprendizados no futuro. Tente sempre associar o nome do cachorro a algo positivo, assim ele não temerá atender ao chamado.

Essas 5 dicas ajudarão você a definir o nome do seu mascote. Após a escolha, lembre-se de treinar um pouco com o cachorro para que ele assimile o novo comando, para isso chame-o sempre de forma clara, e não esqueça de usar o melhor tom possível. Nas primeiras semanas, sempre que for possível pra você, faça o esforço de recompensar o cão quando ele atender ao seu chamado. Isso fará com que ele tenha mais afinidade a você e ao próprio nome dele.

cachorro dentro de caneca

Fonte: Pixabay

Os nomes mais populares

Cachorro é um dos animais domésticos mais comuns no Brasil. São muitas espécies diferentes, e também muitas particularidades. Caso você ainda não tenha definido o nome que mais gosta, nós disponibilizamos uma lista dos 15 nomes de cachorro mais populares, para machos e para fêmeas, para que você fique mais tranquilo nesse processo. A pesquisa foi realizada dentro de uma base de dados de 108 mil nomes.

Veja a lista:

Nomes comuns para machos

1º Thor
2º Bob
3º Fred
4º Billy
5º Nick
6º Chico
7º Jack
8º Marley
9º Bruce
10º Lucky/Luke
11º Max
12º Zeus
13º Ozzy
14º Theo
15º Pingo

Nomes comuns para fêmeas

1º Mel
2º Nina
3º Luna
4º Lola/Lolla
5º Meg/Maggie
6º Amora
7º Belinha
8º Cacau
9º Bella/Bela
10º Frida
11º Maya
12º Pandora
13º Malu
14º Princesa
15º Lua

Fonte: DogHero

Curiosidades Caninas

Você conhece o nome dos cães mais famosos do cinema? Ou sabe qual é o nome que aquela celebridade da novela deu ao seu querido pet? Sabia que já tentaram criar uma lei no Brasil para proibir que alguns nomes fossem atribuídos a animais?

Pois é! Existem muitos casos de curiosidades relacionados a nomes de cachorro. Por isso selecionamos algumas curiosidades que talvez você nunca tenha ouvido falar.

filhote de cachorro deitado

Fonte: Pixabay

Os 7 cães mais famosos do cinema

Lassie

É uma cadela da raça Rough Collie, protagonista da série de Eric Knight, “Lassie” que inspirou muitos filmes (o primeiro de 1943) e até séries de televisão. O curioso é que todos os cães que interpretaram a personagem eram machos, pois as fêmeas perdem a pelagem em determinadas épocas do ano, dificultando a sequência das gravações.

Beethoven

O cão da raça São Bernardo se tornou ícone da indústria do cinema com o primeiro filme “Beethoven, o magnífico”, lançado em 1992. Por ser um cachorro de grande porte, desajeitado e sempre envolvido em trapalhadas, é ainda adorado pelo público que se tornou fã do cão. Nesses 26 anos já foram lançados mais de 6 filmes.

Rin-Tin-Tin

Filmes com o Rin-Tin-Tin (Pastor Alemão) começaram a aparecer no cinema na década de 50. De lá pra cá, mais de 20 filmes foram lançados, inclusive, o Rin-Tin-Tin tem o seu nome cravado na calçada da fama em Hollywood.

Marley

Originado no livro de sucesso “Marley&Eu” e depois protagonista do filme de mesmo nome, o Labrador Marley, conhecido por ser o “pior cão do mundo”, cativou e emocionou o público com seu jeito brincalhão e fiel.

Totó

Um nome hoje bem comum e até genérico, Totó foi o principal companheiro de Dorothy, protagonista do filme O Mágico de Oz, de 1939. O cãozinho da raça Cairn Terrier ganhou destaque nesse clássico do cinema por seu companheirismo.

K9

Estrela de um dos clássicos da televisão brasileira, o Pastor Alemão, protagonista do filme “K9: um policial bom pra cachorro”, é um cão policial que se destaca por ajudar a polícia a aprisionar uma quadrilha. Sua inteligência e amizade fazem dele um sucesso de audiência até hoje.

Frank

Da raça Pug, Frank é um dos coadjuvantes do filme “MIB – homens de preto”. O seu personagem é, na verdade, um alienígena que assume o corpo de um cachorro, porém, o canino roubou a cena graças ao seu carisma, humor e tiradas inesperadas.

Nomes de cachorro das celebridades

Tinkerbell e Bambi

São os nomes dos chiuauas da socialite Paris Hilton. Ela é fã de animais e tem cerca de 16 companheiros caninos. Um dos últimos animais dela é uma cadelinha chamada Diamond Baby, que possui até conta exclusiva no Instagram.

Truco e Flush

O atacante da seleção brasileira Neymar, além de craque no gramado, é também um amante de animais. Esses são os nomes dos dois Golden Retriever adotados pelo menino Ney em 2017. Além deles, o jogador ainda tem um outro cão chamado Poker.

Hanne

É o nome da cadelinha Yorkshire da cantora e princesa do Pop, Britney Spears. A cadelinha sempre ganha uma festinha quando faz aniversário. Por ser um cão pequeno, a raça acaba sendo a mais procurada pelas famosas.

Lola e Poncho

Estes são os nomes dos chiuauas que pertenciam a Roberto Bolaños, o Chaves, e sua esposa, Florinda Mezza. Ambos sempre foram apaixonados por cães, tanto que faziam questão de mostrar a sua família canina nas redes sociais sempre que podiam.

Olavo e Nikke

Esses são os nomes de dois dos 20 cachorros da apresentadora Ana Hickman. Para dar conta, ela montou um canil e toda a estrutura de uma clínica veterinária em sua mansão de 2600m2. O espaço ainda conta com ala de maternidade e um centro cirúrgico com vários equipamentos de monitoramento.

Bernardo

Da raça Dachshund, esse é o nome do cão da apresentadora Sabrina Sato. O animal foi adotado por ela em 2012 e é um companheiro fiel. Sabrina e Bernardo já foram estrelas de uma campanha de adoção de animais.

Crystal

A apresentadora Ana Maria Braga é uma grande amante de cães, inclusive sendo acompanhada por eles em seu programa na televisão. Crystal é da raça Crista Chinês, e é uma escudeira fiel, estando com ela em todos os momentos.

cachorro com chapeu

Fonte: Burst / Pexels

Nomes de cachorro proibidos

Sim, é verdade, alguém já pensou em proibir nomes para animais no Brasil. O então deputado Pastor Reinaldo (PTB-RS) elaborou um projeto de lei (PL 4197/2004) que visava proibir “o uso de nomes próprios, prenomes ou sobrenomes, comuns à pessoa humana em animais domésticos, silvestres ou exóticos.”

Sua justificativa para a proposta era evitar “saias-justas” para as pessoas que possuíssem o mesmo nome de algum animal. O projeto, no entanto, foi arquivado por pedido do próprio deputado, já que, como protesto, as pessoas começaram a chamar seus cães de “pastor Reinaldo”.

Neste ano, começou a circular novamente a notícia da proposta nas redes sociais, mas não se preocupem, pois a ideia continua arquivada em alguma gaveta da Câmara.

E aí, conseguiu se inspirar e escolher o nome para o seu cachorro? Esperamos que este artigo tenha te ajudado!