A linguagem de cachorro vai além do simples latido. Ela é muito mais complexa que isso, e, apesar dos doguinhos já conhecerem bastante da comunicação humana, nós ainda sabemos muito pouco sobre a deles.

Os cães são totalmente capazes de conversar entre si e, por isso, são classificados como animais sociais. E acredite: eles têm MUITO a dizer e sabem utilizar sua linguagem muito bem para tal.

Provavelmente você já se perguntou porque o seu cachorro abaixa as orelhas, balança o rabo ou faz certos barulhos. E é para explicar melhor para você todas essas expressões, nós escrevemos este artigo super completo!

É só continuar lendo para aprender como entender melhor a linguagem do seu doguinho!

A linguagem canina

Essa característica de ser um animal social que se comunica com aqueles ao seu redor é proveniente dos ancestrais dos cães: os lobos. Então vamos partir daí para poder entender melhor a linguagem canina.

Os lobos vivem em bandos e assim também fazem os cachorros, que procuram interagir com os seus semelhantes, com outros animais da casa e, claro, com os humanos ao seu redor.

Por isso, para garantir que você e seu doguinho se entendam bem, é necessário que você saiba as principais expressões da linguagem canina. Essa linguagem pode acontecer através de uma posição corporal, expressão facial ou até um som.

E, para conseguir interpretar essa linguagem da forma mais correta possível, é preciso ficar atento aos comportamentos do dog. Acredite: seu corpo, seus latidos e até o rostinho podem carregar significados importantes.

Para facilitar a compreensão, resolvemos separar em dois tópicos: o primeiro, “A expressão corporal também é parte da linguagem canina”, onde discutiremos como o cão se comunica através do corpo e do rosto. O segundo, “Linguagem verbal dos cachorros”, vai tratar dos significados dos diferentes sons que um doguinho pode fazer.

linguagem-cachorro

A expressão corporal também é parte da linguagem canina

Já parou para observar como a expressão corporal do seu cachorro varia dependendo da situação? Quando você chega em casa, por exemplo, ele fica agitado, late, abana o rabo, fica com a respiração mais ofegante… E isso é justamente a linguagem que eles usam para se comunicar!

Neste tópico, vamos mostrar como você pode compreender a linguagem do seu dog através de alguns indicadores que podem ser observados na expressão corporal dele, como posição das orelhas, os olhos e o rabo.

Dá uma olhada:

– Relaxado: um cachorro relaxado é mais fácil de identificar. Sua postura é sem nenhuma vigilância e ele pode estar em pé, sentado ou deitado. O rabo vai estar relaxado, de forma natural ou abanando. As orelhas também vão estar em sua posição natural, seus olhos normais com a pupila em estado regular. A boca provavelmente estará aberta e a respiração tranquila.

– Confiante e Relaxado: quando o doguinho está nesse estado, sua postura geralmente é ereta e as orelhas apesar de atentas apresentam uma aparência relaxada. Observado os olhos, você perceberá que as pupilas estão pequenas, e no caso da boca, ela provavelmente estará fechada ou com os lábios levemente separados. Claro que não podemos esquecer de um dos principais indicadores de humor dos doguinhos: o rabo. Nesse caso, o cachorro estará abanando o rabo, mas de forma tranquila.

– Agressivo: um cachorro agressivo na maioria dos casos apresenta postura rígida, o rabo para cima ou para traz e muito duro. Suas orelhas estarão atentas (mas sem a tranquilidade que é observada quando o dog está confiante e relaxado). Além disso, os olhos do cachorro estarão muito focados, seus dentes amostra e o pelo arrepiado.

– Medo-Agressivo: quando o doguinho está agressivo por sentir medo, os indicadores são um pouco diferentes dos que listamos no tópico acima. A postura, por exemplo, não é rígida, mas encolhida, assim como o rabo. Neste estado as orelhas ficam para baixo, os olhos arregalados e sem foco. Os dentes do dog também podem estar um pouco amostra e sua respiração ofegante.

– Assustado ou Ansioso: para identificar se o seu dog está assustado ou ansioso, preste atenção nos dois fatores mais fáceis de observar: a postura, pois provavelmente o cachorrinho estará abaixado e o rabo estará encolhido. As orelhas também são fortes indicadores deste estado, já que eles as abaixam em casos assim. Os olhos provavelmente estarão arregalados (você conseguirá ver a parte branca) e a respiração ofegante.

linguagem-cachorro

Linguagem verbal dos cachorros

Se você pensou que a linguagem verbal era coisa exclusiva dos humanos, queremos te avisar que não é bem assim… Os latidos, grunhidos e outros sons que nossos doguinhos fazem, carregam muitos significados.

Já percebeu como esses barulhos são diferentes dependendo do momento em que o dog está vivendo? É porque eles não são simplesmente barulhos, mas, sim, parte importante da linguagem canina.

Separamos alguns sons e o que eles podem representar para você conseguir compreender melhor seu doguinho. Olha só:

– Latido: provavelmente você já notou que seu dog apresenta latidos diferentes dependendo do que está acontecendo ao seu redor ou do que ele está querendo. Assim, um latido, por exemplo, pode representar alegria e empolgação (latido estridente) ou agressão e ameaça (latido baixo). Além disso, esse som também é usado para interagir com humanos e outros cães, chamar atenção e até para indicar algum problema que está acontecendo naquele momento.

– Gemido: esse som é a forma que os cachorros usam para mostrar que não estão muito satisfeitos. É a forma que eles encontraram para reclamar de alguma coisa ou situação.

– Rosnado: o rosnado representa um aviso de “mantenha a distância”. O cachorro pode rosnar em vários casos: seja para proteger sua comida, quando tentam tirar seu brinquedo ou quando algum estranho se aproxima.

– Uivo: o uivo pode representar uma tentativa de achar alguém, seja o dono ou um outro cachorro. Inclusive você pode observar que quando um doguinho começa a uivar, se houverem outros cachorros na vizinhança, eles fazem o mesmo!

– Choramingo: na maioria das vezes o choramingo pode representar dor ou ansiedade. Alguns dogs até usam esse som para conseguir atenção e serem mimados por seus donos. Então fique esperto!

– Murmúrio ou grunhido: esse é o som dos dogs espertinhos! Geralmente indica que eles querem alguma coisa. O cachorro sabe que se latir pode incomodar e não vai conseguir o que quer, então ele se utiliza do grunhido, que é um som mais suave, para conquistar o que deseja. Isso pode ser usado com os humanos ou com outros cães.

Se você ficar atento a todos esses sinais que listamos aqui, fica fácil interpretar a linguagem canina e, assim, conseguir saber exatamente o que seu dog quer dizer com determinado som ou expressão corporal.

Pronto! Agora que você já entende tudo o que o seu doguinho quer falar e está totalmente por dentro da linguagem canina, os problemas de comunicação entre vocês acabaram!