Cachorro Feliz Frontal

Fonte: Kat Jayne / Pexels.com

Os cuidados com o cão nem sempre são fáceis, embora prazerosos para muitas pessoas, principalmente às maníacas por bicho, como nós. Entre tantos cuidados necessários, a higiene do cachorro é um fator determinante para um bom desenvolvimento saudável, sem grandes problemas para o futuro do animal.

A escovação dos dentes por exemplo, é uma prática que precisa ser constante, e deve ser feita com uma boa escova dentária. Pensando nisso, decidimos escrever este artigo para você que deseja entender um pouco mais sobre esta atividade tão importante na vida do animal.

Importância da escovação e escova de dente para cachorro

Uma boa e frequente escovação de dentes é tão importante para os cachorros quanto é para nós, seres humanos. Acontece que muitas pessoas não sabem disso e, por não acharem necessário, não escovam os dentes do cão com a frequência que deveria.

Antes de tudo, é importante que você saiba que não existem regras para cuidados com os cães, o que existem são necessidades que podem variar a depender de cada raça ou característica individual do cachorro. E a saúde bucal é algo que deve ser levado a sério independente de qual seja a raça, tamanho ou tipo de alimentação do bicho.

Além da saúde bucal, a escovação dos dentes do cachorro também contribui para um hálito melhor. Sim, os cães também têm mau hálito, principalmente se tiverem acesso a alimentação natural, que são aquelas baseadas em comidas de diferentes cores, acidez e sabores. Vale salientar que esse tipo de alimentação é bastante recomendado, porém, é preciso atenção na escovação.

Tudo isso pode acontecer porque a boca é uma região que acumula milhares de bactérias. São elas, inclusive, as responsáveis por fazer com que pets percam dentes, tenham inflamações, irritações ou até feridas nas gengivas por meio do acúmulo de tártaro (crosta que fica entre os dentes). Infecções bucais são casos mais graves que também podem acontecer.

Por isso é tão importante ficar atento à escovação de dentes do animal. Independente do tipo de alimentação e da frequência que ele come, a dica é levá-lo a um veterinário para que o bicho receba orientações de escova de dente para cachorro, e para que você receba mais dicas adaptadas para cada fase da escovação.

Cão brincando com a sua dona

Fonte: Pixabay.com

Tipos de escova de dente para cachorro

Existem vários tipos de escova de dente para cachorro. Neste ponto, a principal dica é levá-lo a um veterinário, para que você consiga ter uma noção melhor dos tipos existentes e de qual se encaixa melhor para a necessidade de escovação do seu bichinho.

Há escovas pequenas, médias e grandes. Escovas com cerdas longas e curtas. Escovas com cerdas duras ou moles. Há também escovas com o “cabo” longo e com o cabo curto, que normalmente são chamadas de dedais, aquelas escovas onde os donos colocam o dedo e, após isso, iniciam a escovação com o dedo dentro da boca do cachorro.

Também existem diferentes formatos de escova de dente para cachorro. Algumas feitas em formato de osso, de um alimento ou de um brinquedo que seja capaz de chamar atenção do bicho. Um mordedor de borracha, todo feito de cerdas de escova, também é uma opção interessante.

A indústria de acessórios para cachorro está em grande ascensão, principalmente no que diz respeito a cuidados e saúde. Em paralelo, as pessoas querem ter o máximo de opções, principalmente aquelas que são apaixonadas por cachorro e gostam de investir nos mais diversos tipos de acessórios.

O seu cachorro possui dentes grandes ou pequenos? Ele é um animal de pequeno ou grande porte? Qual é o tipo e frequência diária de sua alimentação? Você costuma investir na alimentação natural, alimentos com corantes, pedaços, texturas ou algo que possam ficar preso aos dentes? Tudo isso precisa ser analisado antes de você comprar a escova de dente de seu cachorrinho.

É de extrema importância que a recomendação da melhor escova para seu animal seja dada por um profissional especialista. Muitas pessoas acabam comprando a escova que acham mais bonitas visualmente. Não caia nessa! Procure orientações.

Fonte: Pexels.com

Melhor forma de usar a escova de dente para cachorro

O que você entende por frequência em relação a escovação dos dentes do cachorro? Essa é a dúvida de muitos tutores, e talvez seja a sua também. Muitos veterinários indicam a escovação diária, embora a grande maioria das pessoas faça isso apenas uma única vez na semana.

A “falha” não acontece porque o dono é relaxado ou adia a escovação. Na maioria dos casos, o que acontece é que os donos têm uma certa pena em dar continuidade quando começam a usar a escova de dente para cachorro, pois há muitos cães que se recusam e se sentem mal com essa “invasão”.

O ideal é chegar nele aos poucos, sem muita pressão ou insistência, embora você precise persistir. Use o bom senso para saber o que ele mais gosta de fazer, quais as brincadeiras que ele mais interage, bem como alimentos gostosos para cães. Use qualquer forma de distração para que ele se sinta distraído e você consiga colocar a escova em sua boca aos poucos.

Um método interessante para usar a escova de dente para cachorro é começar a introduzir o dedo com um pano limpo, úmido e ainda sem pasta de dente. Essa tentativa exige paciência, pois provavelmente o cão vai ficar incomodado. No dia seguinte, você pode repetir o procedimento, porém, com a escova dedal, aquela que acopla no seu dedo. Tente essa prática diariamente, mesmo que por apenas um minuto, para que o dog vá se acostumando.

Portanto, a dica é manter uma rotina de escovação diária, mas isso só deve acontecer se você realmente tiver como fazer isso de forma tranquila. Ninguém melhor do que você para conhecer o temperamento e possíveis reações do seu cão, principalmente em momentos em que ele se sente ameaçado.

Caso você realmente não consiga fazer dessa prática uma frequência diária, tente ao menos três vezes por semana. Com paciência, sem pressa, tentando sempre distraí-lo e oferecendo-o confiança, você consegue.

Não esqueça de procurar um especialista em nutrição canina para te ajudar a entender melhor todas as questões relacionadas aos dentes. Conhecendo mais sobre este universo, você também vai entender sobre escova de dente para cachorro e qual é a melhor opção para o seu pet.