Recentemente conversamos sobre alguns métodos que ajudam a melhorar a qualidade de vida do cachorro.
Falamos sobre banho e tosa com frequência adequada e sobre formas de prevenção de algumas doenças.
Mas ainda não conversamos sobre um procedimento que é comumente realizado e que possui inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida: a castração de cachorro.
Por isso, resolvemos escrever esse artigo para te deixar por dentro de tudinho que você precisa saber acerca desse procedimento.
É só continuar lendo!
Como funciona todo o processo da castração de cachorro?
A castração de cachorro pode ser realizada em machos, através da retirada dos dois testículos, ou em alguns casos, os testículos são mantidos intactos e os túbulos seminíferos são bloqueados.
A castração também é feita em fêmeas, através da retirada do útero e ovários, o que torna o procedimento mais invasivo em relação a castração realizada nos machos.
Os veterinários recomendam que esse procedimento seja feito em cachorros ainda jovens.
Para machos o recomendado é com cerca de 1 ano e nas fêmeas o ideal é que a castração seja feita antes do primeiro cio.
Essa idade é recomendada pois o procedimento vai ficando mais delicado a medida em que o cachorro fica mais velho.
Após a castração do cachorro é necessário ter alguns cuidados para garantir a recuperação segura do animal, além da ministração de alguns medicamentos.
Os cinco primeiros dias são os que pedem por mais atenção, já que se houverem problemas com os pontos, o doguinho terá que ser levado de volta ao veterinário.
Nesses primeiros dias também é necessário ter cuidados para que o cachorro não suba escadas, não pule muito e nem se envolva em brincadeiras bruscas.
Além disso, recomenda-se o uso de roupinha cirúrgica e também do colar elizabetano, aquele que parece um cone, justamente para evitar que o cachorro retire os pontos e prejudique a cicatrização.
Alguns remédios que costumam ser utilizados no período do pós-operatório são anti-inflamatórios, analgésicos e, em alguns casos, até antibióticos.
Nesses casos, é importante que o dono do pet fique atento para respeitar os horários e a dosagem recomendada pelo veterinário.
Quais os benefícios da castração de cachorro para a saúde?
Esse procedimento é extremamente benéfico para a saúde do cachorro, tanto do macho quanto da fêmea.
Esse procedimento ainda é uma excelente forma de garantir um aumento na longevidade do seu doguinho, ou seja, além de viver mais, eles também levarão uma vida mais plena e livre de algumas doenças que podem ser evitadas através da realização do procedimento.
Para te mostrar como vale a pena realizar esse procedimento, listamos abaixo as principais doenças que acometem machos e fêmeas e que a castração pode ajudar a evitar:
• Câncer de mama e câncer de próstata:
Como o câncer de mama atinge muitas fêmeas, é indicada a realização da castração o mais cedo possível, dentro da idade recomendada pelos veterinários.
O câncer também é uma doença comum entre os machos, no caso deles o câncer de próstata, que é bem recorrente nos cachorros que não foram castrados.
Por isso, a castração é interessante para evitar esses dois tipos de doenças, que apesarem de serem comuns, são difíceis de tratar.
• Tumores testiculares:
O surgimento de tumores nos testículos dos cachorros machos é algo muito comum e podem passar despercebidos.
Ambos tumores, benígnos e malígnos, podem ser evitados através da realização da castração, já que o procedimento retira os testículos.
• Piometria:
No caso das fêmeas, uma doença que pode ser evitada através da castração é a Piometria.
A Piometria é uma infecção grave que acomete o útero e afeta com frequência as fêmeas.
Além de eliminar o risco de Piometria, a castração também impede que a saúde da fêmea seja prejudicada pelo surgimento de tumores no útero e nos ovários, já que no procedimento, todo o aparelho reprodutor é removido.
Outra vantagem que esse procedimento pode trazer para as fêmeas é o fim do desconforto que o período do cio causa.
A única desvantagem que a castração pode ter, é em relação ao ganho de peso do animal.
Machos e fêmeas castrados têm a tendência de ganhar peso com mais facilidade, assim é interessante prestar atenção na dieta que o cachorro vai seguir após o procedimento.
É importante também garantir que o animal tenha uma rotina adequada de exercícios para evitar que ele se torne obeso.
Quais os benefícios da castração de cachorro para o comportamento?
Além das vantagens que a castração traz para a saúde física do cachorro, é possível perceber mudanças positivas no comportamento também.
Algumas que podemos citar são:
• Tornar o cão mais caseiro: um cachorro castrado não sai de casa para procurar fêmeas no cio para cruzar, o que é ótimo pois evita que ele sofra com os perigos da rua.
Um cachorro castrado para de ser atraído pelos feromônios liberados pela cadela durante o cio, o que o faz perder o instinto de cruzar.
• Montar nas pessoas: esse é um hábito muito comum e que pode ser reduzido pela castração, já que o cachorro fica mais tranquilo e com menos necessidade de mostrar dominância.
• Diminui a agressividade: o comportamento agressivo, presente mais fortemente nos machos adultos, devido a presença de testosterona, é bastante recorrente.
A castração é uma aliada na diminuição dessa agressividade, tanto em relação a pessoas quanto em relação a outros cachorros.
• Reduz da marcação de território: a castração faz com que o cachorro tenha a necessidade de marcar território reduzida, além de cooperar para que o animal para de urinar em locais indevidos.
• Evita gravidez psicológica: a gravidez psicológica geralmente é resultado de um período de cio que não resultou em gravidez.
Assim, durante uma gravidez psicológica, a fêmea apresenta todas as características de uma gravidez comum, como aumento do abdome e a produção de leite.
A gravidez psicológica pode inclusive afetar a saúde física do pet, podendo fazer com que a fêmea desenvolva Piometria e até tumores.
Como a castração resulta no fim do cio, que é um dos causadores da gravidez psicológica, ela também evita que esse fenômeno aconteça com a fêmea.
O bom é que a castração de cachorro é um procedimento relativamente acessível, além de existirem diversas campanhas de castração que oferecem a cirurgia por um preço promocional e, algumas vezes, gratuitamente.
A faixa de preço varia entre R$ 80,00 e R$ 150,00 reais, dependendo da clínica escolhida.
Vale a pena o investimento pelo bem-estar dos nossos cãopanheiros!