labrador

Os Labradores são cães muito astutos. Eles têm muita energia para gastar com o seu dono e em passeios, e dão bastante alegria. São muito trelosos e pode gerar alguma preocupação, por serem muito animados vez ou outra se colocam em situações que podem apresentar algum risco. Descubra tudo sobre essa raça!

Ficha técnica

• Peso: 25kg a 40kg
• Altura: 54cm a 57cm
• Grupo AKC: Esportistas
• Grupo CBKC: Grupo 8
• Outros nomes: Labrador Retriever
• Expectativa de vida: 10 a 13 anos
• Origem: Canadá
• Preço estimado: R$1.000,00 a R$3.000,00

Histórico

O Labrador recebeu este nome por ser nativo da região chamada Labrador, na América do Norte. Este canídeo teria chegado a Newfoundland, no Canadá, levado pelos portugueses. Outras versões dão aos exploradores escandinavos a responsabilidade de disseminar essa raça pelo mundo.

Eram amplamente usados pelos trabalhadores para auxiliar na recuperação de redes de pesca e para apanhar aves selvagens, devido a sua força, velocidade e paixão pela água. Não é à toa que até hoje esse animal continua apresentando essas características.

Apesar de ser uma raça relativamente jovem, uma vez que tenha sido reconhecida no final dos anos 1800, eles foram eleitos como raça favorita de cães nos Estados Unidos por 26 anos consecutivos.

O Labrador Retriever teve origem numa raça conhecida como Cães D’água St. John, também conhecidos como Terra-nova, que, infelizmente, agora estão extintos. No início eram sempre pretos, de tamanho médio e pelo curto, e não apenas buscavam caças, mas também peixes, puxando pequenos barcos de pesca nas águas geladas e ajudando os pescadores em todas as tarefas em que precisasse nadar.

Um grupo de Labradores foi levado à Inglaterra no começo de 1800, e foi a partir desses cães, cruzados com outros retrievers, que a raça continuou. No começo os criadores davam preferência aos Labradores pretos e sacrificavam os de cores amarela ou chocolate. Depois de 1900, as outras cores começaram a ser aceitas, embora não tanto quanto a cor preta. Ele se tornou a raça mais popular da América em 1991 e continua sendo até hoje.

labrador

Características físicas do Labrador

O Labrador pode ser encontrado em 3 cores: amarelo, preto, e chocolate. Em relação ao seu tamanho e peso, há uma variação de acordo com o sexo do animal e com a quantidade de alimentação ingerida. A média é entre 36kg e 40kg, para machos, com altura entre 57cm a 62cm; e de 25kg a 36kg, e 55cm a 60cm no caso das fêmeas.

Sua pelagem é grossa e impermeável, o que contribui bastante para as atividades que esse animal adora fazer na água. Além disso, os fios são curtos e fáceis de manusear. Isso significa que você não vai ter que desfazer nós ou gastar horas penteando quando der um banho nele. A pelagem permanecerá intacta secando naturalmente, mas uma toalha também pode ser utilizada para acelerar o processo.

Sua cabeça é larga, com focinho preto nos cães amarelo ou chocolate e dourado nos de tonalidade dourada. Sua boca é bastante pronunciada, pescoço longo e bastante firme, o que lhe dá bastante força na mordida. O seu corpo é, em geral, mais comprido do que alto, com um dorso firme, favorecendo sua postura.

Comportamento do seu Labrador

Esse é um cão bastante ativo com grande nível de energia, gosta bastante de água, é um cão dócil e inteligente. Na verdade, o Labrador se destaca pela sua versatilidade, pois ele se encaixa bem em situações mais tranquilas e agitadas, sendo indicado para cão de caça, de companhia ou para competições, como agility.

O Labrador se dá bem com crianças, outros cães e animais de estimação. Ele também tem muita vontade de agradar, adora aprender e se supera em obediência. É uma raça forte, que gosta de nadar e buscar coisas. Pelo fato de ser naturalmente muito ativo, precisa gastar diariamente energia suficiente para não ficar entediado, o que resultaria em grandes problemas de comportamento sendo por exemplo, muito bagunceiro.

No ranking das raças mais inteligentes, o Labrador ocupa a 7ª posição, ficando atrás apenas do Border Collie, Poodle, Pastor Alemão, Golden, Dobermann e Pastor de Shetland. Portanto, saiba que adestrá-lo não será uma tarefa muito complicada (embora não seja fácil para nenhum animal). Além dele ser bastante inteligente e ativo, também adora agradar o dono, então tenha certeza que ele vai encarar tudo com muita alegria.

Alimentação do Labrador

Que o Labrador é muito ativo e agitado você já deve ter percebido, mas o que isso tem a ver com sua alimentação? Tudo! Primeiramente, eles são comilões e tendem a engordar principalmente quando mais velhos, e isso pode causar algumas doenças. Então não estranhe se chegar em casa e encontrar o saco de ração rasgado, ou comidas espalhadas pela casa.

A primeira dica para quem tem um cão dessa raça em casa é esconder bem as comidas, principalmente a ração do animal, pois quando ele tiver fome (isso ocorre com frequência), tenha certeza que o Labrador vai sair atrás de qualquer coisa que possa abocanhar.

Em relação à qualidade da ração, procure oferecer a premium ou super premium. O melhor mesmo é conversar com o veterinário, pois como falamos anteriormente, essa raça pode apresentar problemas de peso. Então esse profissional pode adaptar a quantidade de frequência das porções de acordo com a necessidade do animal.

labrador

Cuidados especiais

O Labrador é um cão que necessita de alguns cuidados especiais, assim como muitos outros cães. A maior atenção sempre será com sua própria casa, pois é nesse espaço que o animal vai passar a maior parte da vida. Confira abaixo o que deve ser feito para que ele viva saudável e feliz.

Banhos

O indicado é que eles sejam quinzenais quando o clima está quente. O banho pode ser dado no petshop ou em casa, tendo em vista que ele adora água e não criará muita resistência a isso.

Atenção aos pelos

Fique atento aos pelos, pois soltam muito fácil e escová-los para remover os fios que já estiverem mortos pode ajudar a evitar que eles fiquem caídos pelo chão da casa.

Cuidados com as orelhas

É essencial enxugar bem as orelhas para evitar otite nesses cães pois a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias. Isso deve ser feito após o banho ou quando ele se aventurar a nadar em algum local.

Analise os problemas hereditários dos pais

Uma das formas de impedir que o cachorro apresente os problemas hereditários é se certificando que os pais passaram por exames que revelam algumas doenças. Caso apareça algo estranho nos exames, não é indicado que o animal procrie.

Curiosidades do Labrador

O Labrador Retriever é uma raça muito adorada pelas pessoas, e a sua fama é de um cão muito dócil, companheiro e que gosta bastante de brincar. Assim como as outras raças, ele tem as suas especificidades e curiosidades que só quem cria sabe. Segue abaixo alguns fatos interessantes para que você conheça mais sobre esse animal tão especial:

1. Um Labrador pode pular a uma distância de até 8 metros;

2. O corpo desse cão foi desenvolvido propriamente para tal atividade. A pelagem é impermeável e a cauda dessa raça é semelhante a de uma lontra, facilitando ainda mais a natação;

3. Ele consegue controlar sua força com extrema sensibilidade. Se treinado, o Labrador consegue carregar um ovo sem quebrá-lo;

4. Essa raça consegue chegar a uma velocidade de 20km/h em apenas 3 segundos;

5. Ficou famoso no cinema com o filme “Marley & Eu”, estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston;

6. Em 1997 a filhote Buddy foi o primeiro Labrador a morar na Casa Branca;

7. A raça tem esse nome pois o mar de Labrador banha a Ilha de Terra Nova, local de origem do animal.

Reprodução e filhotes

Os filhotes de Labrador Retriever se sentem confortáveis ao ar livre, pois possuem espaço e elementos naturais para brincarem. Eles também são desajeitados, pois são pequenas bolinhas de pelo muito entusiasmadas e que fazem muita bagunça caso não sejam adestradas.

Além dos aspectos naturais da raça, os filhotes precisam de uma atenção especial com relação a saúde. Isto porque, os pequenos cães não possuem o sistema imunológico completo, por isso estão mais suscetíveis a contraírem viroses sérias, como a parvovirose e cinomose. Remédios para combater vermes também são altamente necessários.

Em média, os Labradores costumam ter entre 6 e 10 filhotes pois trata-se de uma raça grande. Claro que isto é só uma aproximação, já que são muitos os fatores que influenciam no cruzamento e que podem dar como resultado um parto com mais ou menos crias. Em alguns casos raros a cadela pode chegar a parir até 14 filhotes.

A gravidez de uma Labradora dura entre 58 e 64 dias, quanto mais filhotes tiver a cadela, mais cedo parirá, já que a falta de espaço faz com que o parto se adiante. Não é necessário levar a cadela ao veterinário para parir, mas deve preparar um lugar em casa que seja quente, confortável e que tenha certa privacidade para que o animal possa dar à luz e cuidar das suas crias durante as primeiras horas.

labrador

Por que ter um Labrador

O Labrador tem uma personalidade doce, juvenil, brincalhona e tolerante. Ele faz amizades com estranhos, com cães e outros animais em geral, também adora crianças e sabe se comportar com delicadeza.

Além disso tudo, é um cão de fácil adestramento, pois gosta de agradar o tutor e encara a tarefa como uma brincadeira. O Labrador também é ótimo para diversas funções, como companhia, caça ou esportista, se encaixando no estilo de vida de diversas famílias.

Por que não ter um Labrador

O Labrador deve movimentar-se com uma frequência mínima diária de uma hora. Portanto, pense nisso antes de comprar ou adotar seu bichano. Você deve reservar um tempo para gastar a energia dele. Eles também são cachorros carentes e gostam de ficar dentro da casa com o dono.

Embora seja fácil de adestrar, sua energia pode irritar um pouco quem gosta de uma vida mais pacata e tranquila. Então pense duas vezes antes de botar um cão com essas características dentro de casa.

Como, onde comprar e o preço

Se você está pensando em comprar ou adotar um Labrador saiba primeiro quais serão as despesas e responsabilidades futuras. Quando você adota um cachorro, não importa a raça, primeiramente você tem que ter em mente que será preciso ter condições para lhe proporcionar uma vida feliz e saudável, pois os cuidados e gastos com eles serão constantes.

Caso você opte por não comprar, existem páginas no Facebook que são específicas para doação, adoção e resgate de Labradores, talvez você encontre alguém doando em sua cidade.

Para compra, você pode encontrar em criadores caseiros e canis, mas pesquise bem, assim evita o surgimento de problemas no futuro, pois grande parte não se preocupa com a evolução da raça. O valor do Labrador depende da saúde dos pais, avós e até mesmo bisavós da ninhada. O valor varia entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 (preço baseado em valores dados por bons criadores).

Estude todo o local antes de realizar a compra, e não terá o seu dinheiro investido em um animal de procedência duvidosa.