Se você é uma pessoa apaixonada por cachorros pequenos, este artigo é perfeito para você. Nele você vai encontrar informações sobre os cãezinhos de pequeno porte mais adorados pelos brasileiros, além de entender um pouquinho sobre as características de cada um deles. E caso esteja à procura de um doguinho pequeno para adotar, você vai descobrir agora quais são os que mais combinam com você. Afinal, ele será o seu novo amiguinho, então não dá para escolher qualquer um. Vamos nessa?

Características dos cachorros pequenos

Existe uma série de motivos pelos quais os cachorros pequenos são pequenos para sempre. Você já parou para pesquisar sobre isso? Algumas raças não crescem porque elas possuem algumas características que os fazem continuar pequenos durante toda a sua existência. Mas isso não tem problema nenhum para o cãozinho. Na verdade, essas particularidades são mais aceitas por pessoas que preferem esse tipo de animal para os cuidados diários.

Os cachorros pequenos são fofos e bastante agradáveis na maior parte do tempo. É ideal para pessoas que gostam de cães “fofinhos” para passeio ou até mesmo para uma companhia no seu quarto. Inclusive, muitos deles têm suas casinhas e caminhas organizadas dentro do quarto do próprio dono. A escolha por um animalzinho pequeno vai depender do estilo de vida que a pessoa está levando.

É importante que o dono saiba que geralmente cachorros pequenos são mais nervosos e agitados do que os grandes, portanto, em alguns momentos pode ser um pouco estressante. Por conta disso, muitas vezes o dono precisa ter uma certa paciência, principalmente na hora das brincadeiras e aventuras (sim, eles são muito aventureiros). Além disso, costumam ter mais energia para realizar exercícios que exijam muito esforço, como longos passeios e caminhadas.

O lado bom disso é que normalmente os cachorros pequenos costumam ter necessidades modestas em relação aos exercícios, e também se sentem tranquilos em ambientes pequenos (como em apartamentos) sem grandes dificuldades. Para tutores que não podem dedicar muito tempo a passeios, essas são características interessantes.

Outro ponto importante a ser analisado para quem está em dúvida sobre optar ou não por um cachorro pequeno, é que eles perdem menos pelos. Isso é ótimo para quem tem alguma alergia, e também para quem não tem uma rotina de limpeza frequente.

cachorro parado

Fonte: Pixabay

Por que escolher cachorros pequenos

Muitas pessoas optam por cachorros pequenos por conta da facilidade que eles podem proporcionar ao seu dono. Eles comem menos, fazem menos cocô, o banho é mais rápido, o transporte é mais fácil, eles são facilmente adaptáveis a apartamentos e lugares pequenos, entre outras facilidades que fazem toda a diferença no dia a dia.

Além disso, os cachorros pequenos normalmente são vistos como mais dóceis, pois são conhecidos por serem fofinhos e comportadinhos. Claro que para toda regra há sua exceção e nem todos são tão fofinhos assim. Na verdade, como já vimos aqui, na maior parte das vezes eles são agitados e descontrolados quando querem atenção, passeio ou alguma outra coisa que não esteja ao seu alcance.

Mas o que mais contribui na hora de escolher entre cachorros grandes ou cachorros pequenos é o fato deles serem fáceis de adaptação. Os cachorrinhos, quando têm a atenção que gostam de ter de seus donos, se sentem seguros e conseguem ficar calmos, então se você tem um tempinho diário para dedicar ao seu doguinho, este pode ser uma boa opção.

Por que não escolher cachorros pequenos

Se você não tem muita paciência para latidos e “descontroles” de cães, talvez adotar um cachorrinho pequeno não seja uma ideia interessante, pois eles costumam ser agitados quando querem atenção. Então se você acha que pode não conseguir dar conta dessa agitação, esse é o primeiro ponto que você deve levar em consideração.

Um outro ponto que deve ser analisado é o fato de ter criança em casa, pois isso pode ser bom ou ruim na hora de pensar em adotar cachorros pequenos. Dependendo da idade dessas crianças, o animalzinho pode ser bem ou mal tratado, e isso pode ser muito ruim para ele do ponto de vista comportamental. No final das contas, o responsável pelo dog acaba sofrendo também, já que dificilmente tem o controle sobre ele.

Então se você tem crianças em casa, é interessante fazer um teste de alguns dias antes de ter o cachorro em casa de vez. Uma criança muito pequena (até os 5 anos) pode puxar o rabo, sentar em cima dele ou até chutá-lo, e isso pode influenciar bastante no envolvimento do cãozinho com seus donos.

Já uma criança acima dos 6 anos consegue visualizar o ambiente melhor, e entender que o pet precisa ser bem tratado, pois ele também sente dores e tem emoções. Isso precisa ser passado para ela com frequência, pois assim a família do cachorro não terá grandes problemas com más comportamentos e descontroles.

maltes na grama

Fonte: Pixabay

As 10 raças mais populares de cachorros pequenos

Talvez você já tenha interesse em cachorros pequenos, seja por já ter visto em algum filme na TV, seja por já ter visto no seu prédio ou alguém da sua família tenha algum. Mas a verdade é que você precisa conhecer o perfil das raças antes de adotar um cãozinho.

Selecionamos 10 raças de cachorros pequenos para você entender um pouquinho melhor sobre cada um deles e, quem sabe, adotar um.

1. Yorkshire

O Yorkshire é uma das raças mais populares do Brasil, então provavelmente você já deve ter visto muitos dele por aí. Cães dessa raça levam a sério a característica “agitado”, pois dificilmente você encontra um Yorkshire calmo. Isso se dá devido à quantidade de energia que ele tem para brincar, por isso, os donos precisam ter muita paciência ao adotar esse animalzinho.

2. Chihuahua

O Chihuahua preferem a característica “fofo”, pois eles são facilmente reconhecidos na rua por conta de sua fofura e espontaneidade. Ele pode medir de 15 a 23 centímetros e costuma ser forte no que diz respeito à personalidade e determinação. De maneira geral, são cães fáceis de serem cuidados.

chiuaua sonolento

Fonte: Pexels

3. Pequinês

Um cão da raça Pequinês pode chegar a até 23 centímetros. Assim como o nome já indica, esse cachorrinho foi desenvolvido para ser facilmente escondido nas roupas largas do vestuário das cortesãs chinesas, há muitos anos. A maior característica deles é o companheirismo, pois já estão acostumados a viver na presença de humanos, inclusive, eles são um pouco mais calmos se comparados a outros cachorros pequenos.

4. Dachshund

Se você já ouviu falar em cachorro salsicha ou linguiça, certamente você conhece o Dachshund. Ele faz parte da lista de cachorros pequenos mais populares do Brasil. O cachorrinho só dá trabalho ao seu dono caso perceba que não está recebendo muita atenção. Cães dessa raça costumam ser muito independentes e por isso são bem agitados, mas a dica é focar no adestramento, pois assim eles se sentem mais tranquilos quando estão com seu dono.

5. Shih Tzu

Esse cãozinho é mais um que se encaixa na categoria dos fofos entre os mais populares cachorros pequenos. Seu tamanho normalmente varia entre 25 e 27 centímetros, e ele é conhecido como cão de companhia, pois cumpre essa função com excelência, sem dar grandes problemas ao seu dono. Suas características de referência estão envolvidas com sua personalidade: brincalhona, afetuosa e amigável.

6. Maltês

Conhecido pela sua bela aparência e longos pelos, cães dessa raça podem chegar a até 25 centímetros, sendo os preferidos entre os brasileiros. Além de muito fofinhos, eles são carinhosos, delicados e costumam estabelecer uma forte relação com toda a família. Eles também não têm muita necessidade de exercícios, então o dono pode preferir apenas passear, por isso acaba sendo uma ótima companhia.

7. Pug

Diferentemente dos outros cachorros pequenos mencionados anteriormente, cães dessa raça podem chegar a até 33 centímetros. Ainda é pequeno, porém, já um pouco maiorzinho do que os outros. Essa raça está se tornando uma grande queridinha dos brasileiros, pois é inconfundível e normalmente possuem características físicas peculiares, como focinho achatado e rabinho de rosca. Se você é uma pessoa que valoriza o físico dos cachorrinhos, essa é uma ótima opção para companhia.

8. Lhasa apso

Você já viu um cão dessa raça ao vivo? É um dos mais lindos do mundo dos cachorros pequenos. Assim como o Maltês, ele é reconhecido de longe pela sua linda e longa pelagem, inclusive, essa é uma característica que exige um certo investimento financeiro, pois não pode ser lavada ou escovada de qualquer jeito. Além de belo, este cãozinho é calmo e muito protetor, por isso pode ser uma boa opção para quem está à procura de um pet tranquilo. Para quem tem crianças em casa, a depender da idade, esta pode ser a escolha ideal.

9. Poodle

Conhecido por ser um cãozinho de colo, o tamanho de cachorros dessa raça pode variar de 25 a 28 centímetros. Ele é um dos cães mais inteligentes e por isso é uma opção de muitos tutores que não querem ter um amigo canino que “pegue” os ensinamentos com facilidade. Ele também é receptivo, adaptável e bastante sociável, o que facilita bastante quando são levados para passear e se envolver com outros dogs. Se você está em busca de facilidade, um poodle pode ser uma opção bacana.

10. Pinscher miniatura

Personalidade forte é o grande diferencial dos cães dessa raça, que costumam variar entre 25 e 32 centímetros. Esse cão também é conhecido por ser audacioso, e ele não tem medo de brigas quando se sente ameaçado, mesmo que seja com cachorros maiores. Além de destemido, ele é alegre e brincalhão, então pode ser um cão amigo e protetor ao mesmo tempo.

Como saber quais os melhores cachorros pequenos para você

Depois de descobrir ou relembrar algumas das principais características dos cachorros pequenos mais populares, a dica é que você analise agora as suas características pessoais. É dessa forma que você vai ter mais certeza de que está fazendo a escolha certa.

Tem certeza que você prefere cachorros pequenos? Quanto tempo você tem disponível para dedicar ao seu cão? Você está em busca de um cachorrinho mais tranquilo ou agitado? Você tem crianças em casa que possam interferir no comportamento do pet?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer antes de decidir qual é o melhor para você, entre os mais diversos cachorros pequenos existentes. Faça uma análise cuidadosa.

Lembrando que esses 10 são apenas alguns dos mais populares, mas existem muitos outros que também podem ser interessantes para o seu perfil.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado a entender um pouquinho mais sobre cachorros pequenos!