Shih-Tzu

Shih tzu é um ótimo cão, mas suas características físicas requerem um pouco mais de atenção em relação a uma raça ou outra. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse cãozinho “difícil”,  extrovertido, companheiro e amoroso.

Ficha técnica

• Peso: 4kg a 8kg
• Altura: 20cm a 27cm
• Grupo AKC: Toy
• Grupo CBKC: 9 – Cães de Companhia
• Outros nomes: Chinese Lion Dog, Chrysanthemum Dog
• Expectativa de vida: 10 a 18 anos
• Origem: Tibet
• Preço estimado: R$1.300 a R$4.000

Histórico

A história do Shih tzu é muito interessante, e pode ser contada por duas visões distintas. Independente da que você vá escolher acreditar, vamos contar as duas aqui abaixo. A primeira versão é mais lúdica e conta a história de um casal apaixonado que não tinha a relação aprovada por suas famílias.

Ela era da China, ele, tibetano. Para provarem o seu amor, os dois resolveram cruzar dois animais de cada cultura. Como representante da China, foi escolhido o Lhasa, enquanto que seu parceiro optou pelo pequinês. O resultado foi a origem da raça que hoje é tida como o Shih tzu, o símbolo do que há de melhor nas duas culturas. Já a outra vertente remota aos budistas, os responsáveis por desenvolverem e criarem a raça.

Os monges que moravam no Tibet procuraram desenvolver um animal que fosse a réplica de um leão, e por isso o nome Shih tzu significa “o cão leão que não desiste”. Além de serem os companheiros daqueles que habitavam os templos, também eram usados como cão de guarda (embora seu tamanho não seja apropriado para isso).

Durante a dinastia Ming, a raça ganhou uma supervalorização por parte da família real, e sua popularidade cresceu entre as pessoas. Quando os ingleses atacaram o país, muitos cães se perderam, inclusive o Shih tzu. Quando chegou ao continente europeu, alguns contratempos ocorreram até que a raça se estabelecesse como é conhecida atualmente. De lá até chegar no continente americano, foi um pulo.

Até que em 1969, a AKC reconheceu o Shih tzu e registrou o seu padrão. Após muitos anos e muitas histórias em torno da raça, ela se tornou uma das mais queridas pelos brasileiros e sua popularidade só vem crescendo a cada ano.

shih tzu

Características físicas do Shih Tzu

Nossa principal função aqui é repassar para vocês o máximo de informações possíveis sobre todas as raças. Às vezes falamos algo que possa assustar à primeira vista, mas é melhor que você esteja ciente daquilo que pode acabar encontrando e não ter surpresas, não é verdade?

Estamos dizendo isso pois o Shih tzu é um ótimo cão, mas suas características físicas requerem um pouco mais de atenção em relação a uma raça ou outra. Primeiramente temos que diferenciar o Shih tzu europeu e o americano, e depois compará-lo também ao lhasa apso, pois muitas pessoas acabam confundindo as duas raças. Vamos falar das diferenças entre o americano e o europeu:

AmericanoEuropeu
Pernas mais altasPernas menores
Peito menorPeito mais imponente
Olhos um pouco menoresPescoço menor
Cabeça mais quadradaCabeça arredondada

 

Essas são algumas particularidades que você pode utilizar para comparar os dois padrões. Agora vamos falar um pouco do Shih tzu em relação ao Lhasa Apso:

Shih tzulhasa
Focinho curtoFocinho mais longo
Olhos redondosOlhos ovais
Cabeça redondaCabeça alongada
Pelagem mais sedosaPelagem mais áspera

 

Agora que você sabe como identificar o Shih tzu, vamos falar mais sobre as características gerais dele. Como falamos um pouco acima, ele é bem peludo, tanto no tronco como na face e cauda. Sua cabeça é arredondada, assim como seus olhos, que são cobertos por pelos.

Seu focinho é uma marca registrada da raça, pois ele é achatado, assim como o do pug. As orelhas são relativamente longas e caídas, e também são cobertas por pelos. Ele é um animal de estatura baixa, mas seu corpo é um pouco alongado, e percebemos isso quando levamos o shih tzu ao pet shop e tosamos ele.

ALERTA! Sim, em negrito, caps lock e sublinhado. Estamos fazendo esse alarde para alertar sobre uma prática comum não só ao Shih tzu, mas também a outros cães de menor porte. Alguns criadores estão desenvolvendo um padrão chamado “Shih tzu miniatura”, pois muitas pessoas desejam ter cães menores e mais “fofinhos”.

Mas essas mesmas pessoas, assim como esses criadores irresponsáveis, não se preocupam com o mal que isso pode causar a esses animais. Por serem muito pequenos, muitos cães miniatura têm grande chance de apresentar problema de saúde por não estarem dentro do padrão.

Já ouvimos relatos de veterinários que tiveram muita dificuldade de fazer exame de sangue em Shih tzus miniatura pois não estavam conseguindo atingir a veia do animal com a seringa. Esse é só um exemplo do que pode ser causado a cães (e animais em geral) que fogem das suas características comuns).

Então não dê margem para que as pessoas possam se aproveitar de uma demanda irresponsável.

Comportamento do seu Shih Tzu

Se você estiver em busca de um cão inteligente, obediente, que vá aprender vários truques e vá atender às suas ordens, temos que te falar para buscar outra raça. Não que o Shih Tzu vá virar as costas quando você estiver falando ou desligar o telefone na sua cara. Longe disso.

Mas a raça tem um comportamento dominante, e sua relação com os donos e outros animais pode ser um pouco difícil se o dono relaxar na criação nos primeiros anos de vida. Mas não se assuste, o Shih Tzu é um animal bastante extrovertido, companheiro e amoroso.

Se você está preocupado com a relação dele com crianças, também pode relaxar, pois o Shih Tzu é bastante carinhoso, cuidadoso com bebês e crianças, além de idosos. São muito protetores, principalmente com seus donos, então eles podem latir muito se acharem que algo de errado está acontecendo (pior para os vizinhos). Por conta disso procure socializar o seu Shih Tzu com outros animais, familiares e estranhos desde cedo, isso vai facilitar que ele cresça acostumado a viver em harmonia com todos.

Como citado acima, eles são bem companheiros, mas também exigem atenção. Caso se sintam excluídos das atividades da casa, podem acabar ficando um pouco tristes. Eles são bem ativos para um cãozinho tão pequeno, então procure oferecer atividades para que ele se ocupe, ou então ele vai acabar descobrindo sozinho a melhor maneira de se ocupar.

E não estranhe se você passar o dia fora de casa e quando chegar, acabar encontrando o seu mascote em cima da mesa, ou rolos de papel higiênico espalhados pela casa. Criar um Shih Tzu é isso.

Alimentação do Shih Tzu

Até o primeiro ano de vida, o shih tzu deve ser alimentado com uma ração especial para a idade, além de ser oferecida de 4 a 5 porções em intervalos iguais ao longo do dia. Uma dica que damos é não deixar um pote com a ração em uma quantidade maior para que ele coma a hora que quiser.

Dessa forma o cão vai achar que pode comer a hora que quiser, e em muitos casos ele pode até acabar se alimentando além do que precisa. Isso pode até ocasionar problemas com o peso, fato que não é raro para a raça.

Após o primeiro ano de vida, a alimentação já pode ser alterada, além da quantidade. Caso seu cão seja bastante ativo (não precisa caminhar por 1 hora seguida com ele) a quantidade de ração pode ser um pouco maior. Mas não é você quem vai decidir isso de forma aleatória.

Lembramos sempre que o que falamos aqui são termos gerais, então leve seu Shih Tzu ao veterinário para saber a quantidade da porção, a frequência e qual a melhor marca para ele.

shih tzu 01

Cuidados Especiais

Quando começamos a falar no tópico “características do Shih Tzu” alertamos sobre alguns cuidados especiais que os donos da raça devem ter. Pela popularidade da raça ter aumentado bastante nos últimos anos, é fundamental que as pessoas saibam o que deve ser feito para que o cãozinho cresça com saúde, e tenho certeza que isso também vai ser importante para você.

Abaixo daremos algumas dicas do que deve ser feito para seu pet se desenvolver forte e com saúde:

Atenção com o peso do seu Shih Tzu

Assim como algumas raças, o Shih Tzu tem tendência a ter obesidade. Então procure saber junto ao seu veterinário o que ele deve comer e com que frequência.

É um cão coprofágico

Você não tem ideia do que é coprofagia? Pode ficar tranquilo, pois esse é só um nome bonito para os cães que comem o seu cocô. Para evitar isso, procure deixar o ambiente onde o Shih Tzu vive sempre limpo, e vasculhar os cantos da casa para ver se ele não fez suas necessidades em algum local mais escondido.

Principais problemas de saúde Shih tzu

Assim como o Pug, os Shih Tzus são braquicefálicos. Não lembra o que isso quer dizer? Então adicione mais uma palavrinha no dicionário do Shih Tzu. Braquicefálicos são as raças que têm o nariz mais achatado. Isso quer dizer que eles são mais propensos a desenvolver doenças respiratórias leves ou graves.

Outra preocupação é em relação aos ouvidos, pois eles devem ser limpos constantemente com um algodão e movimentos leves para não assustar o animal. Para evitar que ele tenha problema nos dentes, procure escovar pelo menos duas vezes na semana.

Escove o pelo do Shih Tzu, depois escove mais uma vez

Brincadeiras a parte, procure escovar os pelos do Shih Tzu pelo menos uma vez no dia. Muitos donos não fazem isso, o que pode deixar a pelagem um pouco entrelaçada quando a atividade é feita com pouca frequência. Caso os pelos da região dos olhos estejam um pouco grandes, tente prendê-los.

Isso evita que eles fiquem caindo nos olhos do animal. A escovação também é uma atividade que vai ajudar você a descobrir eventuais problemas na pele dele, como carrapatos, arranhões, feridas ou qualquer outro mal que deve ser evitado.

Banho

Por ser um animal um pouco mais peludo, é indicado que o Shih tzu tome banho pelo menos uma vez na semana. Em seguida, procure secá-lo para evitar que o pelos criem nós. Assim, ele fica mais brilhante e sedoso.

Atividade diária

Embora seja pequeno e não tenha uma força física de dar inveja a outros cães, a prática de atividade física é essencial para que ele fique com boa saúde física e mental.

Por isso procure passear com ele pelo menos duas vezes ao dia, em horários em que a temperatura esteja mais amena.Alguns minutos já são suficiente, até porque ele não aguenta ser muito exigido.

Curiosidades do Shih tzu

O Shih Tzu é uma raça muito adorada pelas pessoas e a sua fama é a de que ele é um cão carinhoso, companheiro e bastante ativo. Assim como as outras raças, ele tem as suas especificidades e curiosidades que só quem cria sabe. Segue abaixo alguns fatos interessantes para que você conheça mais sobre esse animal tão especial.

1. É a menor raça de origem tibetana. Não que a região tenha muitas raças, mas ela é a menor;

2. Também é chamado de Chrysanthemum canino, pois o crescimento dos seus pelos se assemelham ao das pétalas das flores;

3. Uma lenda diz que os Shih Tzus aqueciam os pés dos monges enquanto eles dormiam;

4. Você vai achar a raça em uma grande variedade de cores. Para ser mais preciso, são 19 combinações de tonalidades possíveis;

5. Muitos famosos são criadores de Shih Tzus. Entre eles, Beyoncé e Bill Gates, além de ninguém mais ninguém menos que Dalai Lama;

6. A raça é um dos personagens centrais do filme “7 psicopatas e um Shih Tzu”.

shih-tzu-02

Reprodução e filhotes

Assim como outras raças de menor porte, o cio do Shih Tzu chega um pouco mais cedo, geralmente entre o 6º e 10º mês de vida. Esse período se repete pelo menos duas vezes por ano. No entanto, especialistas indicam que o acasalamento não ocorra sempre que possível.

Lembramos que o bem-estar da mãe deve ser respeitado, e a reprodução em excesso pode trazer malefícios à saúde da fêmea. Considerando que todas as condições estejam sendo respeitadas, o macho e a fêmea são levados a um local para que ocorra o acasalamento. Mas é preciso que eles sejam apresentados um ao outro aos poucos.

Os respectivos donos seguram seus animais e esperam algum sinal de repulsa por parte de seus bichos. Caso não apresentem nenhum tipo de rejeição, eles podem ser soltos para se conhecerem melhor. A fêmea aceita o macho por até uma semana e esse é o período ideal para garantir que o ato ocorra de forma mais garantida.

O período de gestação é o mesmo das outras raças, sendo de 58 a 62 dias aproximadamente. Após os filhotes nascerem, deve ser respeitado o período de 45 dias até que eles sejam separados das mães. Lembramos sempre que deve ser feita a vermifugação e vacinação, para que os novos Shih Tzus cresçam com saúde.

Por que ter um Shih Tzu

O cheetos Shih Tzu é um cão adorável. Se dá bem com bebês, crianças, adultos e idosos. Para quem mora em apartamento e não tem muito tempo para longas caminhadas, esse cão é ideal. É bem ativo e sempre vai estar disposto a brincar com qualquer coisa que você se propor a fazer com ele.

É um animal muito companheiro e vai te seguir pra onde quer que você vá, até quando você for ao banheiro (provavelmente ele vai ficar na porta esperando você sair). Embora tenha muito pelo, se o criador seguir nossas dicas com certeza não vai encontrar a casa suja.

Por que não ter um Shih Tzu

Essa é uma raça que precisa ter bastante cuidado com a saúde. Ela tem tendência a ter problemas com peso, doença nos olhos e nos ouvidos. É bom pentear seus pelos diariamente para que eles não criem nós, além de não ter queda excessiva.

No quesito inteligência ele também não se destaca, pois está apenas na 70º posição dos cães mais inteligentes, então adestrá-lo não será uma atividade fácil. Outro fator que deve ser levado em consideração é o estilo de vida que o dono leva.

Shih Tzus são animais que gostam de companhia e não ficam muito satisfeitos quando o dono não dá muita atenção ou se ausenta por muito tempo.

Preço, como comprar e onde

A primeira coisa que você deve olhar antes de comprar um Shih Tzu, é procurar boas referências sobre os locais que trabalham com essa raça.

Como já falamos anteriormente, essa atividade deve ser feita com responsabilidade, pois por mais que se espere obter lucro com a venda dos filhotes, a saúde do cão deve ser respeitada acima de tudo. Busque referência com quem já adquiriu um cão da raça, isso já ajuda bastante.

Caso procure anúncios em jornais, revistas ou internet, desconfie de preços e condições fora do normal. O Shih Tzu é uma raça que tem uma grande variedade de preço, e pode custar de 1.300 a 4.000 reais (às vezes mais), dependendo do canil e outros fatores.

Conhecer as características dos pais dos filhotes é muito importante para saber possíveis comportamentos ou traços físicos do pequeno Shih Tzu.

Quando for visitar o local que deseja obter o cão, vá com o máximo de informações possíveis sobre a raça, como tamanho, peso, cores, características do focinho, rabo, dentes, e faça perguntas para avaliar se o proprietário tem conhecimento sobre esses quesitos.