Sete cães

Fonte: Jametlene Reskp / Unsplash.com

Como apaixonados por cães que somos, queremos o melhor para os nossos bichinhos. E um dos pontos mais importantes que devemos levar em consideração é o conforto e o bem-estar deles, concorda? Mas acontece que, mesmo querendo oferecer o melhor para os pets, muitas pessoas optam por adotar um determinado cachorro, até mesmo quando sabem que não têm “estrutura” para oferecer o que eles exigem devido às suas características.

Mas o amor por uma determinada raça às vezes é bem maior. Se você mora em um apartamento, por exemplo, isso acontece bastante. Por isso preparamos este artigo para que você conheça algumas raças indicadas para este tipo de ambiente. Vamos conhecer?

Cão de pequeno porte

Fonte: Nitish Kadam / Unsplash.com

8 raças de cachorro para apartamento  

Se você é mãe ou pai de primeira viagem de cãezinhos, é bastante importante ficar atento às características das raças que você tem interesse em adotar. Sabemos que muitas pessoas sonham em ter aquele cãozinho, mas não podem ter por não terem estrutura física para abrigá-lo da forma que ele precisa.

Se você mora em apartamento e está pensando em ter uma companhia canina, este artigo vai ser bastante útil para você. Selecionamos as 8 melhores raças para serem criadas em ambientes menores. Escolhendo uma delas, você garante que o dog vai crescer saudável e, durante o seu desenvolvimento, vai se se sentir em um ambiente confortável para as suas necessidades.

1. Buldogue Francês

Se você conhece o Buldogue Francês, talvez conheça também o Buldogue Inglês. É importante salientar isso porque muitas pessoas acabam confundindo e acham que, por terem nomes parecidos, são da mesma raça. Mas não! O Buldogue Francês é bem menor e por isso é uma raça recomendada para apartamento.

Eles são carinhosos, principalmente com crianças pequenas, fato que o torna uma ótima companhia canina para os pequeninos. Eles também costumam ser dóceis e amáveis, embora sejam bagunceiros e de saúde um pouco frágil, principalmente em relação à pele que é bastante sensível.

2. Lhasa Apso

Os cachorrinhos dessa raça têm como uma de suas principais características a fácil adaptação a diferentes tipos de ambientes. Ele é uma ótima opção de cachorro para apartamento. É calmo e obediente na maioria das vezes, logo, acaba sendo uma ótima companhia canina para quem não quer ter muito trabalho em relação a comportamento.

Por outro lado, este cãozinho tem uma longa pelagem e pele sensível, então exige alguns cuidados especiais em relação à higiene. A tosa, por exemplo, é algo que precisa ser feito com frequência, para que ele não pegue pulgas ou tenha dificuldades para enxergar ou andar devido aos longos pelos.

Pug Frontal

Fonte: Mink Mingle / Unsplash.com

3. Pug

Assim como o Lhasa Apso, o Pug é bastante tranquilo e carinhoso. Eles são companheiros e adoram se envolver em brincadeiras com seus donos, principalmente crianças, já que elas são mais apegadas ao bichinho.

Assim como o Buldogue, os Pugs têm uma saúde um pouco delicada, principalmente em relação à pele, pois são muito sensíveis e não possuem uma pelagem longa para contribuir nessa proteção. Outro problema de saúde muito comum em pets dessa raça é o respiratório. É importante ficar atento a isso e manter uma frequência nas consultas com o veterinário.

4. Chihuahua

O Chihuahua é mais um cachorrinho pequeno cheio de alegria para oferecer ao dono que optar por levá-lo para seu apartamento. Ao mesmo tempo que o pet é um fofo e companheiro, ele é muito exigente em relação à atenção, então é recomendado para pessoas que tenham tempo para dedicar boa parte do dia a ele.

Sobre o Chihuahua, é importante entender também que ele é ciumento, então é necessário pulso firme caso você tenha interesse neste cachorro e possua outros animais em casa. Tratá-lo com liderança, sem tantos mimos nos momentos em que eles demonstrarem ciúmes, é uma dica para conviver melhor com ele.

5. Yorkshire Terrier

Se você mora em apartamento, é alérgico a pelos de animais, mas não abre mão de ter um cãozinho de estimação, o Yorkshire Terrier é uma das melhores opções. Os cães dessa raça têm pelos parecidos com cabelo humano, logo, os alérgicos conseguem conviver bem com eles.

Eles são brincalhões, meigos e bastante sociáveis, além de esportivos, sendo ótimas companhias para pessoas que gostam de fazer atividades físicas com frequência e querem levar o cãozinho junto.

6. Shih Tzu

Esta raça é uma das mais populares quando o assunto é cachorro para apartamento. Eles são dóceis, amáveis e possuem temperamento de fácil adaptação para os donos. Além disso, são lindos e chamam atenção devido à pelagem fofa e longa.

Eles são muito carinhosos e fazem questão de um cantinho aconchegante para descansar após horas de brincadeiras. Por isso, viver em apartamento é tão tranquilo quanto viver em uma casa, pois não fazem questão de ambientes espaçosos.

7. Maltês

Outro cachorro para apartamento que pode ser adotado por pessoas alérgicas é o Maltês. Eles são pequeninos e conquistam a todos com seu carinho e temperamento meigo. Eles são irresistíveis de filhotes a adultos.

Mas também é importante levá-lo com periodicidade para consultas veterinárias, pois possuem a saúde frágil. Inclusive, muitas pessoas optam por esse cãozinho por conta de sua bela pelagem, e por isso acabam deixando os pelos grandes. É recomendado ficar atento a isso para que eles não se prejudiquem na visão ou quando estiverem correndo. A tosa deve ser periódica.

8. Bichon Frisé

Por fim, o Bichon Frisé é outro cãozinho super indicado para quem mora em apartamento. Eles são parecidos com poodles, inclusive, são facilmente confundidos com eles, que também são uma opção bastante buscada por quem mora em ambientes pequenos.

Uma grande característica é que eles não soltam pelos, e isso favorece bastante quem mora em apartamento e não tem tempo de limpar o espaço com frequência. Nos passeios, eles costumam fazer amizade facilmente com pessoas estranhas e outros animais.

Como escolher o melhor cachorro para apartamento

Agora que você conheceu um pouco sobre as 8 melhores raças de cachorro para apartamento, vamos te ajudar a identificar qual pode ser a melhor para você criar. Lembrando que existem muitas outras raças, oriundas de diversas partes do mundo, que também podem ser criadas em ambientes pequenos.

Inclusive, você pode acessar o nosso guia de raças, aqui no nosso blog, para saber mais sobre características e comportamento sobre muitos cachorros existentes.

Para escolher uma delas, a primeira dica é fazer uma pequena lista que contemple as suas características e também características que você tem interesse em encontrar na sua nova companhia canina.

Avalie o espaço que você tem no apartamento para montar a caminha ou casinha do dog. Isso é muito importante para que ele se sinta confortável no ambiente, mesmo que ele já seja um cão adaptado para viver em ambientes menores.

Outro ponto que você deve avaliar é o seu tempo. Quanto tempo você acha que terá para dedicar ao bicho durante a sua semana? Caso sua resposta seja “pouco”, talvez um cãozinho mais independente, que consiga se virar sem depender tanto do dono, seja a melhor opção para você.

Em relação a crianças em casa, existem animais que são mais facilmente adaptáveis a elas. Porém, crianças muito pequenas podem não se dar bem com cachorros mais agitados, pois elas, muitas vezes, não sabem o que estão fazendo e, por vezes, podem estar irritando-os sem perceber.

Faça essa lista e anote tudo o que você espera do pet, e também tudo o que você está disposto a oferecer. É um amigo canino calmo, ou um cão de guarda? Será muito importante para você e para o seu novo amiguinho.