Braco Alemão de Pelo Duro

Fonte: Caonosso.pt/ Reprodução

O Braco Alemão de Pelo Duro é conhecido por seus pelos duros e ásperos, característica que o faz ser bastante resistente. Antigamente, o cão era muito utilizado para atividades de caça na fazenda. Hoje, é visto como cão de guarda e um ótimo companheiro, principalmente para quem deseja um cãozinho brincalhão, agitado e pronto para fazer de companhia na hora das atividades físicas.

Ficha técnica:

• Peso: 20 kg a 32 kg
• Altura: 53 cm a 64 cm
• Grupo AKC: Cão apontador
• Grupo CBKC: grupo 7
• Outros nomes: Deutsch Drahthaar
• Expectativa de vida:12 a 14 anos
• Origem:Alemanha
• Preço estimado: R$ 1.200 a R$ 3.000

Histórico do Braco Alemão de Pelo Duro

O Braco Alemão de Pelo Duro tem um histórico um tanto quanto curioso. Essa raça é conhecida por ser uma das mais populares da Alemanha, onde é também identificada por Drahthaar.

O cãozinho de aparência nobre e pelagem áspera é de origem alemã, e foi criado no fim dos anos 1800 para ser cão de caça resistente e versátil. Ele só chegou à América nos anos 1920.

Eles são descendentes de várias raças, como o pudelpointer, o griffon de aponte de pelo duro, o stichelhaar, bloodhounds, foxhounds, além de cães de água poloneses e alguns outros.

O objetivo era que os cães dessa raça fossem treinados para farejar e buscar o que lhe pedissem, independentemente do clima da região. Eles precisavam ser resistentes, pois eram obrigados a suportar todas as circunstâncias.

De maneira geral, a raça foi criada para a caça, e apesar das dificuldades enfrentadas, os cachorrinhos tinham sorte, durante os percursos, por terem pelos ásperos e resistentes, ou seja, próprios para suportar o frio, por exemplo.

Décadas mais tarde, a raça foi tida como uma das preferidas para o trabalho de caça, pois sempre mostraram confiança aos seus cuidadores ao fazerem sua função muito bem, na Alemanha e em outros países do mundo.

Características físicas do Braco Alemão de Pelo Duro

O que mais chama atenção em cães dessa raça é que eles possuem uma pelagem áspera, característica que os fazem brincar e se envolver em atividades consideradas mais pesadas, sem muita preocupação de se machucar, pois o pelo é uma forma de proteção para eles.

Inclusive, o gosto por atividades é um ponto forte que deve ser levado em consideração por pessoas que têm, ou que querem ter, um Braco Alemão de Pelo Duro. Eles são muito enérgicos e costumam se movimentar muito em suas brincadeiras.

Como o próprio nome já indica, eles possuem um pelo duro e resistente, inclusive à água. Suas orelhas pendem para baixo e a cauda normalmente é cortada. As sobrancelhas são duras, assim como o bigode, a barba e os dedos emaranhados.

Outra característica que chama bastante atenção dos donos que têm esse cachorrinho em casa é a sua expectativa de vida, que pode ser de 12 a 14 anos. Isso se dá, principalmente, aos cuidados oferecidos pelo dono ao dog, pois quando bem cuidados, eles podem viver muito.

Braco Alemão de Pelo Duro Perfil

Fonte: Caonosso.pt/ Reprodução

Comportamento do Braco Alemão de Pelo Duro

Falar do comportamento desse pet é muito fácil. Ele é controlado, firme e bastante equilibrado, além de não ser nem um pouco medroso, muito pelo contrário, ele mete o “fucinho” em todas as aventuras que surgem pela frente.

Agressividade também não é o seu forte. Apesar de características de cão caçador e pelos ásperos, o Braco Alemão de Pelo Duro é muito carinhoso e inteligente, fato que facilita bastante a vida dos donos na hora dos cuidados.

Além de ativos, eles também são leais à família e gostam muito de atenção, principalmente das crianças que os incentivam nas brincadeiras. Sobre esse assunto, caso você queira um cão de companhia para seu filho, o mais indicado é que sejam crianças não tão pequenas, pois, como não entendem, elas costumam maltratar o bichinho mesmo sem intenção.

Sobre adaptação, isso também não é problema para o Braco Alemão de Pelo Duro. Ele costuma se dar bem com todos os animais, inclusive cachorros de outras raças, então não há problema nenhum se você tem outro animal de estimação.

Alimentação do Braco Alemão de Pelo Duro

O Braco Alemão precisa receber bastante atenção em relação à alimentação. Isso porque ele tem muita energia, está sempre agitado e envolvido em atividades físicas, por isso necessita de alimentos nutritivos para que possa se desenvolver saudável.  

Para isso, é importante que o dono do cachorro consulte o seu veterinário para uma orientação mais detalhada, uma vez que cada animal tem suas características individuais, mesmo que sejam da mesma raça.

Esses detalhes vão desde os alimentos até à quantidade que o animal deve consumir de alimentos diariamente. Assim como os humanos, os cães também precisam de uma dieta alimentar para que sejam regrados e não tenham grandes problemas durante o seu desenvolvimento.

A alimentação pode ser natural ou pode ser por meio de ração. Vale lembrar que existem vários tipos de ração, inclusive a premium, que normalmente é a mais recomendada para dogs que necessitam de uma ingestão alimentar rica e compatível com o seu gasto de energia diário.

De maneira geral, os cães da raça Braco Alemão de Pelo Duro não têm grandes exigências alimentares. Só é importante ficar atento a alimentos que não devem ser consumidos em hipótese alguma, como chocolates, abacate e alho. Estas comidas, além de não oferecerem nutrientes úteis, carregam componentes que podem fazer mal ao animal.

O ideal é levar o cão a um veterinário com frequência. Dessa forma você vai ter a certeza de que está dando o melhor ao seu cãozinho, além de entender o que pode não está sendo bom e, com isso, afetando o seu crescimento.

Cuidados Especiais com o Braco Alemão de Pelo Duro

O Braco Alemão de Pelo Duro não exige tantos cuidados especiais, logo, não é um cãozinho que costuma dar muito trabalho aos seus donos. Mas como sabemos, é muito importante que alguns cuidados sejam levados a sério para que o bichinho seja sempre bem cuidado e se sinta acolhido com sua família. 

Espaço para se exercitar

Como já vimos neste artigo, o Braco Alemão de Pelo Duro é bastante agitado e precisa de espaço para se exercitar, já que sente muita necessidade disso. Por isso, é interessante que o cãozinho seja criado em casas grandes, com quintais ou espaços para que ele possa se sentir livre.

Caso você queira muito ter um cão dessa raça, mas more em apartamento, a dica é que   você tenha sempre um tempo reservado para levá-lo a parques ou lugares abertos. Se você conseguir fazer isso com uma certa frequência, com certeza o pet vai se sentir feliz morando com você.  

Atenção

Assim como os outros cães, o Braco Alemão também precisa de atenção, embora seja um bichinho um tanto quanto independente. É bastante importante que o cachorro tenha o seu dono por pelo menos um tempo no dia.

A ideia é que ele se sinta acolhido e sinta a presença frequente de alguém que possa fazer o que ele “pede”. É dessa forma que ele vai se desenvolver ainda mais carinhoso e tranquilo em relação ao seu temperamento, contribuindo para uma melhor relação com o seu dono e também com outros animais e pessoas que encontrar durante os passeios.

Saúde

Os cãezinhos dessa raça são saudáveis, e isso se deve, principalmente, ao fato dele se exercitar com frequência. Mas como todo ser vivo, ele também pode ter algumas doenças caso a sua alimentação e cuidados básicos não sejam levados como prioridade pelos donos.

Entre as principais doenças que podem ser adquiridas pelo Braco Alemão são problemas de visão, infecções (principalmente nos ouvidos) e câncer de pele. A dica, mais uma vez, é manter o bichinho em contato frequente com o veterinário, para que ele não tenha grandes problemas.

Higiene

Manter a higiene do animal é muito importante para o seu desenvolvimento saudável, além do conforto do animalzinho. No caso do Braco Alemão, as maiores recomendações estão ligadas à limpeza das orelhas e ouvidos, pois são eles os causadores de grande parte das infecções adquiridas pelo cão. Manter essa limpeza em dia, portanto é fundamental.  

Em relação aos pelos, não é necessária tanta preocupação, uma vez que o pet não tem longos e embaraçosos pelos, pelo contrário, possuem pelos duros e ásperos, que funcionam muito mais como proteção da pele.

Por último, recomendamos que você seja atencioso também em relação as patinhas no dog. Por serem cães que gostam muito de brincar, eles podem se machucar, por vezes. Quando não monitoradas, pequenos ferimentos podem afetar as patas e prejudicar o cão.   

Braco Alemão de Pelo Duro Frontal

Fonte: Mascotarios.org/Reprodução

Curiosidades do Braco Alemão de Pelo Duro

O Braco Alemão de Pelo Duro possui algumas características interessantes, como já vimos neste artigo. Alguma delas geram curiosidades sobre esta raça, que talvez você nem saiba, mesmo já conhecendo um pouco da história desse serzinho tão querido.

1 – O Braco Alemão de Pelo Duro é conhecido por ser um dos mais belos do mundo;

2 – Além do “Pelo Duro”, existe uma raça chamada Braco Alemão de Pelo Duro;

3 – Esses cães se destacam em exposições e campeonatos mundiais;

4 – O Braco Alemão é resultado de um cruzamento entre várias raças, pois o objetivo era fazer um cão versátil;

5 – É considerado o mais polivalente entre os cães de aponte.

Reprodução e filhotes

Assim como os outros amigos caninos, este cãozinho também merece toda a atenção necessária para que passe por esse período tranquilo e sem grandes problemas, afinal de contas, o tempo de gestação exige vários cuidados.

A dica inicial é que você tenha sempre cuidado ao cruzar o seu animal com outro. Procure sempre saber se este outro recebeu os mesmos cuidados que o seu, e também se ele está saudável como aparenta. É importante essa análise para que nenhum dos dois tenham grandes problemas durante o processo.

Normalmente, na maioria dos casos, o período gestacional dura cerca de 60 dias. Durante esse período, é fundamental que o cão receba carinho, atenção e uma alimentação adequada, afinal, não existe mais apenas ele para comer.

Cuidados médicos também são indispensáveis nesse momento. Um bom veterinário pode acompanhar todo o período de gestação e entender quais as necessidades do cão para passá-las ao dono.

Por que ter um Braco Alemão de Pelo Duro

Como você já deve ter percebido, este cãozinho é dócil e carinhoso, além de ser bem independente. Essas são características importantes para quem deseja ter um cão companheiro para todos os momentos.

Além disso, ele também pode ser uma boa opção para quem está à procura de um cachorro para participar de campeonatos. Esta raça é tida como uma das principais raças que ganham campeonatos e, por isso, acaba sendo um cão de interesse de muitas pessoas.

Inclusive, apesar de independente, ele exige atenção de seu dono. Você tem um tempinho disponível diariamente para dedicar ao pet?

Por que não ter um Braco Alemão de Pelo Duro

Caso você não tenha muito tempo para dedicar ao bicho, já fique ligado, pois talvez essa não seja uma boa opção para você que está pensando em comprar o animal de estimação, mas ainda não sabe qual.

Se você também está à procura de um cachorro tranquilo e calmo, aquele típico bichinho feito para ser criado em apartamento, o Braco Alemão de Pelo Duro definitivamente não é para você.

Apesar de serem cães de fácil adaptação, eles não se sentem muito felizes em apartamento, a não ser que os donos tenham tempo para levá-los para a rua ou parques com uma certa frequência. Dessa forma, eles nem sentem que estão tão presos.

Diante de tudo isso que falamos aqui, recomendamos que você faça uma pequena lista com todas as suas exigências, além de suas vontades em relação a um amigo canino. Não esquecendo de alinhar cada uma dessas vontades com as características do cão.

Fazendo isso, certamente você vai ser mais feliz na sua escolha e, consequentemente, fará o dog feliz ao levá-lo para um lar onde ele será super bem-vindo.

Preço, como e onde comprar

Você encontra cachorros de raça Braco Alemão de Pelo Duro por preços que variam entre R$ 1.200 a R$ 3.000. A dica aqui é reunir o máximo de informações sobre o bicho para saber se está pagando o preço justo, pois essa variação de preços se deve a como o pet estava sendo criado.

Por ser um cachorrinho pertencente a uma raça européia, muitas vezes é difícil encontrar um animal dessa raça no Brasil. Contudo, é possível que alguns canis criem a raça e estejam aptos para a venda. Além de canil, é possível encontrar o bicho em lojas online.

Por fim, para ter a certeza de que está adotando um animal saudável, é importante fazer vários questionamentos ao criador, para que você não tenha grandes surpresas após a compra. Faça uma compra consciente e tenha um verdadeiro e saudável cãomigo ao seu lado.