Boiadeiro Australiano Destaque

Fonte: Wikipedia

Cauteloso, brincalhão, leal, energético, protetor e muito corajoso. Essas são algumas das principais características dos cãezinhos dessa raça. De origem australiana, o Boiadeiro Australiano tem feito bastante sucesso entre as pessoas que pensam em domesticar um animal carinhoso. Tem como não amar? Continue lendo este artigo para conhecer ainda mais sobre este lindo cão de guarda.

Ficha técnica:

• Peso: 14 kg a 16 kg
• Altura: 43 cm a 51 cm
• Grupo AKC: Pastores
• Grupo CBKC: Grupo 1
• Outros nomes: Blue heeler, Heeler, Red heeler ou Calcanhista
• Expectativa de vida: 13 a 15 anos
• Origem: Austrália
• Preço estimado: R$ 1.000 a R$ 2.500

Histórico do Boiadeiro Australiano

Antes de começar a falar sobre esse cãozinho tão conhecido, é interessante que você entenda o seu histórico. Esse entendimento é importante porque, na maioria dos casos, o comportamento do cachorro está totalmente relacionado à forma como surgiu e foi criado.

O Boiadeiro Australiano surgiu após um cruzamento entre Smithfeeld (raça desaparecida que se parece com o Bobtail) e o Dingo. Esse cruzamento também teve a participação do Collie e do Bull Terrier. Por conta dessa mistura, o Boiadeiro Australiano também é conhecido como Heeler, fato que o faz ser chamado popularmente de calcanhista.

O cão dessa raça foi criado por colonos australianos no século 19. O objetivo deles era criar cachorros aptos a cuidar do rebanho de gado em grandes fazendas. Nesse sentido, o Boiadeiro foi fundamental para ajudar fazendeiros em suas indústrias, já que agora possuíam um cuidador.

Muitas indústrias, principalmente aquelas relacionadas à venda de carne bovina, cresceram e foram se expandindo cada vez mais. Além disso, ele sempre foi muito resistente à diferença de temperaturas, já que viviam em condições severas de trabalho.

A raça só ficou conhecida em 1890, dois anos após ter chegado na Europa. Na maior parte do tempo, o Boiadeiro Australiano foi se desenvolvendo na Grã-Bretanha, na Bélgica e nos Países Baixos. Também foi muito visto na França, onde participou de provas de obediência para provar seu desempenho que, por sinal, sempre foi muito bom.

Características físicas do Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano é a raça de cachorro que você reconhece de longe. Sua principal característica é o dinamismo em suas atividades. Além disso, o cão é muito leal, protetor e corajoso com os seus donos, fazendo com que qualquer pessoa se apaixone facilmente por ele.

A resistência de cachorros dessa raça é uma das melhores possíveis. Por ter sido criado para guardar e conduzir rebanhos de bovinos, os cães são bastante resistentes e destemidos. Inclusive, é por esse motivo que ele é tido como cão de guarda, principalmente para crianças maiores.

Seu latido parece com o “pio” de uma coruja e ele costuma ser controlado por um dono carinhoso e atencioso. Ele exige isso de seu dono, pois é fiel e companheiro em todos os momentos, até quando a família não está com muita paciência para dar conta de suas intensas e agitadas brincadeiras.

Este cãozinho inteligente também tem muita necessidade de exercícios, por isso, é recomendado que o dono more em casas ou lugares que tenham ambientes espaçosos, para que ele possa brincar e se movimentar à vontade.

Inclusive, por conta de sua grande facilidade em se movimentar e ótimas habilidades, este cachorro costuma aprender muito rápido algum treinamento específico. Portanto, são ótimos para quem gosta de animais treinados para brincar ou, até mesmo, para participar de competições.

Em relação à sua aparência, podemos dizer que o cachorrinho é harmonioso, de focinho e dentes fortes. Suas orelhas são inclinadas para o interior e seu corpo é um tanto quanto comprido, se comparado a outros cachorros de médio porte.

Boiadeiro Australiano

Fonte: Vazlon Brasil

Comportamento do Boiadeiro Australiano

Como já vimos, o Boiadeiro Australiano é protetor, principalmente em relação a coisas ou pessoas que consideram como seus. Quando ele se sente muito íntimo em um ambiente ou a uma pessoa, é provável que ele defenda seu “território” até o fim, mesmo que isso o faça um cão bravo.

Ele também é reservado e se sente um pouco tímido na presença de estranhos. Por outro lado, é bastante dedicado aos seus familiares, fato que o faz ser sempre muito protetor. Separá-lo de pessoas que ele ama muito, pode ser um pouco difícil para o bichinho se adaptar.

O Boiadeiro Australiano é inteligente e por vezes teimoso, principalmente se tiver um dono “chato” e que não o leve para brincadeiras no parque. Nesse ponto, inclusive, é importante salientar o quanto o animal dessa raça preza por brincadeiras e exercícios físicos, logo, não costumam se dar muito bem quando criados em ambientes muito pequenos.

Ainda em relação ao seu comportamento e temperamento, o cão é reconhecido pela facilidade e autonomia na hora de tomar decisões, fato que até justifica a sua teimosia. Por isso é tão importante levá-lo para locais e atividades onde ele possa se sentir mais livre para tomar decisões, mesmo que pequenas, como para onde deve correr sem a ajuda do dono, por exemplo.

Alimentação do Boiadeiro Australiano

Se você já tem ou está pensando em ter um um Boiadeiro Australiano, não deixe de pensar na alimentação dele, afinal, assim como os seres humanos, os animais também sentem a necessidade e veem diferença quando ingerem alimentos saudáveis.

A principal dica ao falar da alimentação deste cão é entender que ele precisa seguir uma dieta também. Dieta não necessariamente diz respeito à restrição de certos tipos de alimentos, mas à nutrição que todo ser vivo deve e merece ter para se desenvolver de forma saudável.

A melhor opção para alimentar um Boiadeiro Australiano são rações premium ou alimentação natural. Ambas têm um alto valor nutricional e certamente irão suprir o cãozinho do que ele precisa. A quantidade diária normalmente vem na embalagem da ração. Fique atento!

Mas para uma alimentação de fato efetiva, a maior recomendação é que seja iniciada uma dieta alimentar baseada na quantidade de nutrientes que o cachorrinho precisa para se sentir bem, seja mentalmente ou fisicamente. Para isso, procure um veterinário, pois terá orientações adequadas para o bicho.

Cuidados do Boiadeiro Australiano

Alguns cuidados especiais devem ser levados em conta na hora de adotar um Boiadeiro Australiano. Veja alguns!

Exercícios físicos

Por ser um cão muito agitado, ele precisa de donos atenciosos em relação às atividades físicas que gosta e necessita praticar. Apesar de o cão ser de médio porte, ele é muito energético e precisa de muita agitação para se sentir feliz.

Cuidado com os pelos

É indicada a escoação periodicamente, cerca de quatro vezes por mês, para remover a sujeira, já que ele vive rolando no chão e gramados em suas brincadeiras. Durante o período de queda de pelo, a escovação deve ter ainda mais com frequência para remover os pelos mortos.

Higiene

O banho deve ser conforme necessário. Há pessoas que dão banho no Boiadeiro Australiano apenas quando ele está realmente sujo ou com mal cheiro. As unhas devem ser cortadas uma vez ao mês, para que ele não se machuque sem querer. Os dentes podem ser escovados de duas a três vezes por semana para remover tártaro e bactérias oriundas de objetos que o cão costuma colocar na bora.

Curiosidades do Boiadeiro Australiano

1) O Boiadeiro Australiano era conhecido como Australian Heeler;

2) Atualmente, ele ainda é chamado de Blue ou Queensland Heeler, nomes oriundo de do seu histórico e desenvolvimento da raça;

3) Cães dessa raça costumam ter forte senso de aventura, por isso costumam ser agitados;

4) Nas brincadeiras, principalmente com crianças, eles são bastante carismáticos, e até  pensam que são invencíveis;

5) Ele é um pouco desatento, portanto, esteja preparado para vê-lo machucado com frequência;

6) Matthew McConaughey, Mel Gibson e o cantor de country George Strait, possuem Boiadeiros Australianos e assumem que são muito fãs.

Reprodução e filhotes

Para o Boiadeiro Australiano, há algumas recomendações sobre a reprodução e filhotes. Sabemos que não é fácil criar uma fêmea quando ela está no período gestacional, que normalmente dura em torno de 60 dias. Durante esse tempo, ela precisa de muita atenção e carinho.

Além disso, é importante ficar atento à saúde do cão, já que ele fica bastante sensível e, com isso, acaba ficando com a saúde mais fragilizada, tendo mais facilidade para contrair doenças. Manter a vacinação em dia é muito importante para o cão, inclusive neste período.

Os cuidados com a alimentação também não podem ser deixados de lado. Um cãozinho em gestação costuma sentir mais fome do que normalmente, então não adianta tentar manter a mesma dieta que já mantinha. A quantidade das porções alimentares são normalmente maiores.  

Antes disso tudo, na hora que estiver buscando um cão para o cruzamento, encontre um animal saudável, para que você não tenha grandes problemas com o seu bichinho ou com os filhotes. Dessa forma você garante a saúde de todos eles.

Boiadeiro Australiano Frontal

Fonte: Wakyma

Por que ter um Boiadeiro Australiano

Comprar um Boiadeiro pode ser uma ótima opção caso você esteja realmente em busca de um cachorrinho para te fazer companhia. Além disso, o cãozinho dessa raça é bastante adaptável. Embora prefira lugares espaçosos, o cão não tem limitações de ambiente, e consegue se encaixar em qualquer lugar que você more.

Sua inteligência e agitação são características que chama a atenção das pessoas. Então se você deseja um cão amigo para dar de presente a uma criança, esta pode ser uma escolha certa. Crianças a partir de 6 anos são mais recomendadas para conviver com o pet.

O cachorro também não costuma latir com frequência e é uma ótima companhia e cão de guarda. Ideal para quem está precisando de um amigo assim. E embora você não tenha muito tempo para dedicá-lo, o bichinho provavelmente vai se tornar independente e arrumar uma forma de resolver sozinho. Achou que este pode ser o seu perfil? A dica é avaliar bem antes de adquirir.

Por que não ter um Boiadeiro Australiano

Apesar de ser um ótimo cão de companhia, um Boiadeiro Australiano não é muito fácil de conviver com crianças muito pequenas. Então se você tem crianças pequenas em casa, talvez seja melhor optar por outro cachorrinho.

Além de bastante adaptável, é importante que o pet seja criado em casa, ou até em apartamentos pequenos, mas que tenha espaço livre. Ele tem uma grande capacidade energética e gosta muito de espaço para brincar de um lado para o outro. Então se você não tem espaço apropriado, ou pelo menos tempo para brincar com ele na rua, adotar um Boiadeiro não é muito recomendado.

Preço, como e onde comprar

É possível comprar um Boiadeiro Australiano por preços que variam de R$ 1.000 a R$ 2.500. Tudo vai depender das características do pet, afinal, cada um tem características diferentes em relação a comportamento e personalidade, mesmo sendo da mesma raça.

A dica é procurar um Boiadeiro fisicamente bem tratado e de comportamentos “adequados” com o que é esperado do bicho. Uma boa conversa com o dono do canil ou do cuidados certamente vai te ajudar a entender sobre a raça, pedigree e forma como o cachorro estava sendo tratado antes de chegar até você.