Banheiro para Cachorro

Fonte: Petrede/divulgação

A indústria de utensílios e objetos para cães está em ascensão e, por vezes, chega até a surpreender. Aqui em nosso blog já tratamos de diversas novidades criadas para dogs, mas a que vamos falar hoje é uma tendência que está realmente fazendo sucesso no mundo animal: banheiro para cachorro. Você sabe como funciona?

Muitas pessoas até têm, mas não conseguem acostumar o bichinho a fazer suas necessidades ali. Se este é o seu caso, confira as dicas e descubra o que fazer para ensiná-lo a usar.

Antes de explicar qual é a importância e te passar algumas dicas para te ajudar no treinamento do seu cachorro, é importante que você entenda o que é o banheiro para cachorro. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não é uma privada no formato da que os humanos usam. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como funciona o banheiro para cachorro

O banheiro para cachorro é uma plataforma quadrada ou retangular, vai depender do tamanho do seu cão ou do espaço que você tem em casa para colocar o objeto. Para usá-lo é muito simples, basta você colocá-lo perto de um ralo e usar uma mangueira que faça essa ligação entre o objeto e o ralo.

Em cima da plataforma, normalmente há um tapete de borracha ou plástico, para oferecer mais conforto ao bicho e também para facilitar a limpeza após o processo. Depois que o xixi é expelido, para dar descarga, é só jogar dois copos de água se o banheiro escolhido for do mais simples.

Existe também o banheiro para cachorro mais completo, onde há a opção de entrada de água. Para isso, basta colocar a mangueira diretamente em alguma torneira, sem a necessidade de jogar água como na opção descrita anteriormente.

Para o cocô, o processo de limpeza também é muito fácil. Após a finalização, é necessário pegar uma pá específica, recolher tudo e jogar na privada de casa. Simples, não é? A higienização também é algo que assusta um pouco, principalmente porque há o costume de muitas pessoas que deixam as necessidades na rua mesmo, embora essa não seja uma atitude correta.

Agora que você já tem uma noção de como funciona o banheiro para cachorro, entenda um pouco sobre sua importância.

Por que usar banheiro para cachorro

Talvez você esteja se perguntando qual é a importância de incentivar o seu pet a usar o banheiro para cachorro, e é por este assunto que vamos começar. Muitas pessoas têm essa dúvida porque já são acostumadas a levar o pet para passear e fazer as suas necessidades durante o passeio, na rua mesmo.

Mas você já parou para pensar na importância de oferecer um canto para o seu cachorro fazer as necessidades dele, sem que seja preciso ele latir ou “implorar” para o seu dono levá-lo naquele momento? Além disso, ter um espaço reservado para isso é fundamental para que o dog se sinta tranquilo e perceba que está recebendo atenção de seus donos.

À princípio, pode parecer algo simples ou até mesmo mais uma invenção da indústria. No entanto, utilizar banheiro para cachorro é uma das formas de cuidar do seu animalzinho de estimação, afinal, ele merece cuidados especiais, seja qual for a sua raça, idade, tamanho, entre outros fatores.

Um dos principais pontos que caracterizam a importância do banheiro para cachorro é o fato de você estar oferecendo uma solução definitiva. Já imaginou não precisar se preocupar tanto com as necessidades do seu cão que, como sabemos, pode surgir a qualquer momento? Ter um lugar específico é bom para ele e também para você, que não precisa mais ter o “compromisso” de sair com o bicho na hora que ele “pede”.

Outro ponto importante é a economia financeira, pois há muitas pessoas que optam por sacos plásticos, caixas, ou outras opções descartáveis. Logo, o gasto com esses materiais se torna constante, já que são usados várias vezes ao dia.

Além disso, deixar de usar opções descartáveis contribui para o meio ambiente. Através dessa atitude sustentável, o dono consegue gerar menos lixo e minimizar o uso de água, já que muitas vezes é necessário lavar quintal, varanda ou até o apartamento.

Por fim, a instalação é bastante simples. Basta colocar o banheiro perto de algum lugar que tenha torneira (no caso de opções que tenham entrada para torneiras), ou em locais da casa que você perceba que o cão gosta de estar. Caso ele não tenha preferência, recomendamos área de serviço, banheiro e varanda.

Agora que você já conhece o banheiro para cachorro, sabe como funciona e qual a sua importância, é hora de entender como fazer para ensinar o pet a usar o banheiro de forma tranquila para ele e para você. As dicas a seguir vão te ajudar a entender as reações do cão e fazer tudo da melhor maneira possível.

Dicas para ensinar o pet a usar o banheiro para cachorro

Antes de tudo, é importante apresentar o banheiro para o pet, principalmente se ele for acostumado a ir para a rua na hora que deseja fazer suas necessidades. Esse processo é fundamental para que haja o primeiro contato de forma harmoniosa, sem que o cão se sinta obrigado a subir em uma plataforma que ele nunca viu na vida.

A dica é oferecer um petisco na intenção de atraí-lo para subir no banheiro. E neste ponto, lembre-se que ele precisa aprender a subir com as quatro patas, pois há muitos cães que que, por não se sentirem confortáveis, acabam subindo com duas patas e sujam o chão na hora de fazer xixi ou cocô, pois não ficam por inteiro na plataforma.

Além do petisco, adote algumas palavras que possam servir de comando, como “sobe”, “vem cá”, “xixi”, “cocô” ou qualquer outra que você acha que ele possa atender. A principal recomendação nesse processo é persistir e manter a paciência para esperar o melhor momento para o dog, pois ele só vai subir e usufruir de seu novo banheiro quando realmente se sentir seguro e confortável.

A paciência e a supervisão em todo o processo são chaves fundamentais para que o cão se adapte rápido e sem sofrimentos. Além disso, também é importante que você siga algumas dicas.

Escolha bem o local

O cão pode mostrar que não há preferências, mas é importante que, mesmo assim, você tente identificar. Para fazer isso, uma dica é ficar trocando o banheiro para cachorro de lugar, pois em algum momento ele vai se mostrar mais confiante, além de usar mais vezes o seu espaço para necessidades ao longo do dia. Faça o teste!

Mantenha o banheiro sempre limpo

Assim como os humanos, o cão sente quando está em um ambiente limpo e se recusa a ficar em algum lugar onde percebe muitas sujeiras ou odor desconfortável. Manter o banheiro sempre limpo e cheiroso, portanto, é outra dica para manter o bicho satisfeito e acostumado a usar o seu cantinho.

Permita que o cão tenha acesso à casa

Esta dica serve para pessoas que colocam o banheiro em locais anexos à casa, como varandas ou quintais. Algumas vezes, é comum que essas pessoas mantenham o bicho “preso” por um tempo no local onde está o banheiro, para que ele aprenda que não pode sair de lá sem fazer suas necessidades no local correto. E por isso eles se sentem ansiosos para voltar para casa e acabam fazendo xixi em casa mesmo. Portanto, não o proíba de entrar em casa durante o processo. Deixe-o livre!

Valorize os acertos com recompensas

Valorizar e recompensar o cãozinho é muito importante neste e em qualquer outro processo de aprendizagem, ou de criação de um novo hábito. Busque atitudes, objetos ou comidas que o seu cachorro goste bastante e que possa servir de recompensa a cada acerto.   Leve-o para passear após ter feito suas necessidades, ofereça um novo brinquedo ou até um petisco desejado por ele.

Não force o cão

Esta dica é extremamente importante para facilitar o processo. Nunca force o cãozinho a subir no banheiro ou fazer qualquer coisa que ele ainda não se sente confortável. Neste caso, deixe ele subir e utilizar o banheiro da forma como preferir e no tempo dele, sem pressa. Só interfira caso seja realmente inevitável, e lembre-se que a sua função primordial é incentivar e supervisionar.